(foto: arquivo)
Apesar do Governo de Pernambuco ter autorizado o início do processo de retomada das aulas presenciais do ensino superior, três instituições de ensino que têm sede na região do Vale do São Francisco informaram que permanecerão com as aulas remotas. A retomada é válida para as macrorregiões 1, 2 e para a gerência regional que tem sede em Petrolina, no Sertão do Estado, e pode começar a valer a partir do dia 8 de setembro.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disse estar atenta aos questionamentos ensejados pela publicação do Governo do Estado de Pernambuco sobre a possibilidade da retomada das aulas presenciais no sistema de ensino superior, mas ressaltou que manterá o cronograma das suas atividades acadêmicas na modalidade de ensino remoto em todos os campi da instituição.
O período 2020.3 terá início em 14 de setembro e duração de 15 semanas, com conclusão prevista para 23 de dezembro de 2020. A participação nas atividades de ensino, que serão realizadas de forma remota no período letivo extraordinário, será obrigatória para docentes e facultativa para os discentes.
A Universidade de Pernambuco (UPE) também informou que irá iniciar as atividades com o ensino remoto, conforme planejado, e que seguirá com o cronograma anteriormente definido. As aulas serão retomadas em 8 de setembro, num semestre extra chamado de Calendário Acadêmico Suplementar. O período terá 10 semanas de duração e atividades exclusivamente remotas. Vai até 25 de novembro, mas as aulas acabarão em 14 de novembro.
Já a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) também informou que decidiu manter as atividades acadêmicas de forma remota até o final do semestre, e acrescentou que qualquer possibilidade de retorno às aulas presenciais se dará somente quando houver total segurança sanitária para professores, corpo técnico e alunos.
Nota da Univasf
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) informou atenta aos questionamentos ensejados pela publicação do Governo do Estado de Pernambuco sobre a possibilidade da retomada das aulas presenciais no sistema de ensino superior, informa que manterá o cronograma das suas atividades acadêmicas na modalidade de ensino remoto em todos os campi da instituição, cumprindo a deliberação do Conselho Universitário (Resolução nº 14/2020) e Portaria 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação (MEC) que, excepcionalmente, autoriza as instituições federais de ensino superior a substituição da modalidade de ensino presencial por aulas em meios digitais até 31 de dezembro de 2020, em virtude da situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19.
Nota da UPE
A Universidade de Pernambuco (UPE) informa que, neste momento, irá iniciar as atividades com o ensino remoto, conforme planejado. A instituição seguirá com o cronograma anteriormente definido.
Esta nova situação exige uma análise com a devida cautela para o retorno com a total segurança sanitária para a Comunidade Acadêmica. Tão logo a Universidade tenha outras definições, será divulgada amplamente.
Nota da Facape
A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina comunica que, em conformidade com a Portaria 544 do Ministério da Educação, que prorrogou até 31 de dezembro de 2020 a autorização para que o ensino presencial seja substituído pelas aulas remotas por meios tecnológicos e digitais e a RESOLUÇÃO CEE/PE Nº 3/2020, de 19 de Março de 2020, que regula, no âmbito do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, a adoção de atividades extraescolares, enquanto suspenso o funcionamento de instituições de Educação integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, a Facape decidiu manter as atividades acadêmicas de forma remota até o final do semestre, conforme havia planejado.
A Faculdade desde o início da pandemia da Covid-19 vem adotando todas as medidas de prevenção e combate ao coronavírus, primando pela atenção a todos e todas que fazem a Facape. Qualquer possibilidade de retorno às aulas presenciais se dará somente quando houver total segurança sanitária para professores, corpo técnico e nossos alunos.
Da Redação