O Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus de Juazeiro, no Norte da Bahia, negou que seja verdadeira a informação de suspensão de apresentações musicais em bares e restaurantes no feriadão. Mais cedo, a Cooperativa Comercial (COOPCOM) de Juazeiro emitiu um comunicado criticando a possibilidade da prefeitura municipal publicar um novo decreto proibindo o funcionamento de bares e restaurantes entre os dias 4 e 8 de setembro.
Ao se mostrar contra um possível fechamento dos estabelecimentos no período acima citado, a COOPCOM disse que desrespeito e a infração das clausulas específicas das normas vigentes de segurança “está acontecendo por limitados estabelecimentos de localização certa e sabida, mais especificamente por dois grandes bares que usam uma falsa publicidade de cumprimento” e que questionam “porque os legítimos fiscais da lei e da ordem não fazem à incisiva e a frequente fiscalização desses estabelecimentos com a finalidade de evitar e coibir o desrespeito às normas dos decretos municipais no momento em que ocorrem com medidas efetivas de penalização”.
Entretanto, o Comitê de Juazeiro informou que, na última reunião, a decisão tomada foi a “de fazer fiscalizações mais rigorosas, autuar e, se for o caso, interditar somente os estabelecimentos que não estejam seguindo as normas estabelecidas nos decretos municipais”.
Desde que foram autorizados a voltar com o atendimento presencial, bares e restaurantes de Juazeiro são obrigados a cumprir uma série de protocolos sanitários. Entretanto, conforme vem mostrando o PNB nos últimos dias, principalmente aos finais de semana, alguns empresários estão negligenciando as normas, promovendo shows de bandas e colocando a capacidade máxima de pessoas nos espaços. Na segunda-feira (31), o prefeito Paulo Bomfim (PT) anunciou que nesta semana publicaria um decreto com regras mais rígidas para bares e restaurantes, o que ainda não aconteceu.
Da Redação