(Foto reprodução- internet)
Três escolas estaduais localizadas no município de Petrolina, no Sertão Pernambucano, estão entre as instituições de ensino que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) de 2019. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (23), pelo Governo do Estado.
A cerimônia que aconteceu sede do governo estadual em Recife e foi transmitida pela internet, premiou instituições públicas de ensino em 14 categorias, entre elas os melhores desempenhos no IDEPE no ensino fundamental e médio, maior crescimento e melhor desempenho nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Além disso, também houve reconhecimento para as Gerências Regionais de Educação (Gres) com melhor desempenho.
A Escola de ensino integral Antônio Padilha, localizada no bairro José e Maria em Petrolina, ficou em segundo lugar na categoria de instituiçõesestaduais com maiores crescimentos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental, com 39,6%.
Já a Escola de Aplicação Professora Vande Souza Ferreira, localizada da Avenida da Integração, foi premiada em duas categorias. Com pontuação de 7,17, a instituição ficou em terceiro lugar na categoria de Escolas estaduais em parceria com melhores desempenhos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental. E com pontuação de 6,23, o colégio também ficou em terceiro lugar na categoria de Escolas estaduais em parceria com melhores desempenhos no Idepe no ensino médio.
O Colégio da Polícia Militar, localizado no bairro Jatobá, também aparece entre as cinco. Escolas premiadas nessas duas categorias cotadas acima.
O resultado do IDEPE é divulgado anualmente. O cálculo é feito com base na proficiência dos estudantes nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio e o fluxo escolar, assim como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2019, as escolas públicas do ensino médio em Pernambuco atingiram a nota de 4,7 no Idepe. O número repete o resultado obtido em 2018 e continua sendo o maior da série histórica desde 2008.
Veja os resultados na íntegra
PREMIO IDEPE 2019 – Fred Amancio (1)
Da Redação