Ontem (23), completaram-se seis meses da confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia. Até o momento, são 4.366 casos confirmados da doença. Durante uma coletiva realizada na manhã de (24), a secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro, apresentou um panorama geral de casos na cidade.
Juazeiro teve 2 casos registrados em março, 14 em abril, 60 em maio e 623 em junho. Houve um crescimento considerável de 2.005 casos em julho, mês que foi considerado o pico da doença. Posteriormente, em agosto, houve uma queda e foram registrados 1.264 casos. Até a data de ontem, 420 diagnósticos positivos foram constatados neste mês de setembro.
No total, foram 15.608 exames realizados, sendo que desses, 11.242 deram negativo para a doença segundo a secretaria. Do total de confirmados – 4.366 -, 3.314 já estão com a cura clínica declarada. 296 profissionais de saúde, o que equivale a 6,7% do total, foram infectados.
Juazeiro, que soma 99 óbitos até o boletim de ontem (23), apresenta taxa de letalidade pela covid-19 de 2,2%, um décimo a mais que a taxa da Bahia, que é de 2,1%, com 6.408 mortes pela doença no total. O Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, contabiliza 138.108 vidas perdidas pelo novo coronavírus, com taxa de letalidade de 3%.
Ainda segundo os dados, o perfil dos pacientes infectados em Juazeiro segue da seguinte forma: possuem idade entre 20 e 49 anos, são do sexo feminino e se declararam pardos. A maioria das mortes são de pessoas do sexo masculino, com idade entre 50 e 69 anos e também são pardos.
Centro, Santo Antônio e Piranga seguem como os bairros com maior número de casos. Na zona rural se destacam Maniçoba, Mandacaru e Carnaíba do Sertão.
Veja os detalhes
LINHA DO TEMPO
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR SEXO
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR IDADE
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR COR/RAÇA
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DE MORTES POR SEXO
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DE MORTES POR IDADE
(foto: reprodução)
DISTRIBUIÇÃO DE MORTES POR COR/RAÇA
(foto: reprodução)
CASOS POR BAIRROS
(fotos: reprodução)
Da Redação