Em seis meses, covid-19 infectou, em maioria, pacientes do sexo feminino, pardos e com idade entre 20 e 49 anos em Juazeiro

Ontem (23), completaram-se seis meses da confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia. Até o momento, são 4.366 casos confirmados da doença. Durante uma coletiva realizada na manhã de (24), a secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro, apresentou um panorama geral de casos na cidade.

Juazeiro teve 2 casos registrados em março, 14 em abril, 60 em maio e 623 em junho. Houve um crescimento considerável de 2.005 casos em julho, mês que foi considerado o pico da doença. Posteriormente, em agosto, houve uma queda e foram registrados 1.264 casos. Até a data de ontem, 420 diagnósticos positivos foram constatados neste mês de setembro.

No total, foram 15.608 exames realizados, sendo que desses, 11.242 deram negativo para a doença segundo a secretaria. Do total de confirmados – 4.366 -, 3.314 já estão com a cura clínica declarada. 296 profissionais de saúde, o que equivale a 6,7% do total, foram infectados.

Juazeiro, que soma 99 óbitos até o boletim de ontem (23), apresenta taxa de letalidade pela covid-19 de 2,2%, um décimo a mais que a taxa da Bahia, que é de 2,1%, com 6.408 mortes pela doença no total. O Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, contabiliza 138.108 vidas perdidas pelo novo coronavírus, com taxa de letalidade de 3%.

Ainda segundo os dados, o perfil dos pacientes infectados em Juazeiro segue da seguinte forma: possuem idade entre 20 e 49 anos, são do sexo feminino e se declararam pardos. A maioria das mortes são de pessoas do sexo masculino, com idade entre 50 e 69 anos e também são pardos.

Centro, Santo Antônio e Piranga seguem como os bairros com maior número de casos. Na zona rural se destacam Maniçoba, Mandacaru e Carnaíba do Sertão.

Veja os detalhes

LINHA DO TEMPO

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR SEXO

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR IDADE

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR COR/RAÇA

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DE MORTES POR SEXO

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DE MORTES POR IDADE

(foto: reprodução)

DISTRIBUIÇÃO DE MORTES POR COR/RAÇA

(foto: reprodução)

CASOS POR BAIRROS

 (fotos: reprodução)

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.