“O povo não colabora e a prefeitura larga assim de mão”: frequentadores do Parque Fluvial de Juazeiro reclamam da sujeira no espaço

0

Após o feriadão de 12 de outubro, quando o movimento no Parque Fluvial de Juazeiro foi intenso, o que restou foi muita sujeira. Na segunda-feira (12), por volta das onze da manhã, o PNB registrou imagens de lixo jogado por toda extensão da orla. Nos canteiros, nas rampas e na calçada, muitas garrafas, embalagens, latas e até restos de comida deixados por quem aproveitou o espaço público, sem o menor senso coletivo e de cidadania.

“Uma vergonha eu sinto do ser humano quando vejo uma cena dessa. Falta de educação, de respeito ao espaço público. Não preservam, sujam, destroem e depois vão pras redes sociais esculhambar com a cidade”, disse a estudante Deise Souza.

“Uma nojeira isso aqui. Um lugar tão bonito, mas a gente vem com a família aproveitar o rio numa manhã quente e se depara com esse lixo por todo canto. Revoltante. Ninguém o obrigado a se deparar com o lixo dos outros. O que é que custa trazer um saco e recolher o próprio lixo? Isso me dá é raiva”, desabafou Marinalva Oliveira.

[new_royalslider id=”240″]

(fotos: reprodução/Whatsapp)

Mas o comportamento reprovável dos frequentadores, não justifica a falta de programação do setor de coleta de lixo, que deveria fazer a limpeza do ponto turístico logo cedo, principalmente por se tratar de um feriadão, quando aumenta o fluxo de pessoas no espaço.

“Eu passei foi vergonha de trazer uns amigos de fora para passear de caiaque e encontrar essa sujeira toda. Fiz tanta propaganda e acabei constrangido. Isso é ruim para a cidade, para nós juazeirenses. Pega mal. Os turistas ficam com uma péssima impressão, e logo no maior ponto turístico da cidade, que é este lugar. O povo não colabora e a prefeitura larga assim de mão”, ressaltou o profissional autônomo Augusto Pereira.

Oficialmente, o Parque Fluvial da cidade ainda não foi inaugurado, mas já passou a ser ponto de encontro dos jovens, de famílias e amigos, que têm aproveitado o espaço para piqueniques, rodas de música, passeios com crianças e animais e prática de atividades físicas. O considerável aumento no fluxo de pessoas, exige uma programação constante da limpeza e coleta do lixo, o que regularmente vem falhando.

“Se tem este movimento todo, a prefeitura deveria programar a limpeza para cedo da manhã, todos os dias. Eu caminho aqui às 8 horas da manhã, durante a semana, e tem lixo por toda parte. Muito desagradável. Um espaço tão maravilhoso, merece mais atenção do poder público e zelo das pessoas que frequentam. Por que não fazer uma campanha intensa de conscientização? O espaço pegou, reúne centenas de pessoas nos fins de semana, então uma campanha educativa agora seria importante, e mais coletores também”, concluiu Marinalva.

Sim, Marinalva está certa. Mais campanha de conscientização, mais coletores e mais gestão por parte do poder público, responsável pela manutenção deste equipamento público, cartão postal de Juazeiro.

Da Redação         

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome