Luvas usadas no tratamento de pacientes com covid-19 no Hospital Universitário de Petrolina estão sendo reutilizadas, denuncia sindicato

0

(foto: divulgação/Sindsemp)

Luvas de borracha que são utilizadas pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros nos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus estão sendo reaproveitadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), referência no tratamento da covid-19 em Petrolina-PE, no Sertão de Pernambuco. A denúncia é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemp), que disse ter recebido as denúncias dos próprios servidores e servidoras lotados na unidade de saúde.

Segundo o presidente do Sindsemp, Walber Lins, as luvas são lavadas e devolvidas aos profissionais de saúde para uso, perdendo qualidade no material que garante o isolamento do vírus no contato com a pessoa contaminada. Segundo a denúncia, a ordem de reprocessamento de luvas é da Gerência Administrativa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

“A gente tá usando uma luva látex que estão sendo processadas para reuso. Quando elas voltam, estão endurecidas, sem qualidade e sem a mínima condição de manipular o paciente. Isso é inadmissível, uma cidade como Petrolina os profissionais de saúde estar passando por essa situação. Tem horas que a gente fica sem luva. As coordenadoras falam que é pra economizar, porque não tem luva de procedimento, denuncia uma servidora que é técnica em enfermagem e não quis se identificar por medo de represália.

Mais de 80 servidores municipais da saúde estão lotados no HU, além de todo o corpo de profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBESERH), administradora da unidade hospitalar.

“Não é a primeira denúncia de servidores municipais contra as práticas de gerenciamento de material de trabalho dentro do HU. Nós já levamos ao Ministério Público outra situação vivenciada pelos profissionais de saúde do hospital que estavam sendo proibidos de usar o “pijama cirúrgico”, que é a roupa de tecido, que substitui a dos profissionais, que trocam depois do plantão, para que não levem no seu próprio vestuário nada contaminado para suas casas. É preciso mais compromisso por parte da direção do HU com a saúde dos nossos servidores e servidoras que já estão num campo de guerra lutando para salvar vidas todos os dias”, completou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Walber Lins.

O PNB procurou o Hospital Universitário de Petrolina, porém, até a publicação dessa matéria, nenhuma resposta foi emitida.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome