Justiça multa Suzana Ramos e manda recolher material onde nome de seu vice aparece em desacordo com a proporção mínima estabelecida em lei, informa coligação do PT

0

(foto: arquivo)

A Justiça Eleitoral multou Suzana Ramos (PSDB), candidata à prefeitura de Juazeiro, no Norte da Bahia, por apresentar em seu material de campanha, o nome do candidato a vice-prefeito, Leonardo Bandeira (Solidariedade), em desacordo com a proporção mínima estabelecida em lei. A ação foi movida pela coligação “Pra Juazeiro seguir em frente”, de Paulo Bomfim (PT).

Ao mover a denúncia, a coligação alegou que a candidata estava promovendo “a distribuição de impressos onde o nome do candidato a vice-prefeito na sua chapa tem 8,32% do nome da candidata a prefeita, violando a proporção mínima entre um e outro de 30%, razão pela qual todos os impresso distribuídos são manifestamente ilícitos”. Dessa forma, solicitou à Justiça o recolhimento dos impressos publicitários e a exclusão dos seus canais oficiais na internet, de todas as peças publicitárias onde a mesma irregularidade esteja sendo cometida.

O artigo 12 da Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que a “propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar também os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular”.

Na sentença, o juiz Cristiano Queiroz Vasconcelos, da 48ª zona eleitoral, determinou que a candidata Suzana Ramos “recolha imediatamente os impressos de propaganda eleitoral e remova as publicações em que o nome do candidato a vice-prefeito esteja em desacordo com a proporção mínima estabelecida em lei”. Ela foi condenada a pagar multa eleitoral no valor de R$ 2,5 mil.

A coligação de Bomfim afirmou que “Leonardo é condenado por agressão à esposa, fato que provavelmente desencadeou a estratégia da candidata”. A assessoria de Suzana ainda não se manifestou sobre a decisão.

Leia a decisão na íntegra

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome