Bolsonaro nomeia Kassio Marques como ministro do STF

0

(foto: Sérgio Lima/Poder360 )

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta 5ª feira (22.out.2020) Kassio Marques como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele ocupará a vaga que era de Celso de Mello, aposentado.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Aposse deve acontecer no próximo dia 5 de novembro. De acordo com o portal G1, a data foi definida durante audiência entre o desembargador e o presidente da Corte, Luiz Fux, na tarde desta quinta-feira (22).

Marques foi aprovado pelo Senado nessa 4ª feira (21.out.2020). Teve 57 votos favoráveis no plenário e 10 contrários. Antes, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), foram 22 votos a 5. Ambas as votações ocorreram de modo secreto.

A sabatina no colegiado durou 10 horas e 2 minutos. Foi a 3ª mais longa dos atuais ministros do Supremo.

A indicação de Marques foi seguida de intensa campanha junto a senadores. Ele é bem quisto no meio político. Tanto Centrão quanto oposição foram favoráveis à indicação. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), por exemplo, era 1 dos principais entusiastas de Kassio Marques.

O currículo do então indicado foi questionado no período em que ele estava em campanha.

QUEM É KASSIO MARQUES
Nasceu em Teresina, no Piauí, em 16 de maio de 1972. Disse na sabatina que seu pai, Raimundo Corrêa Marques, era dentista e sua mãe, Carmen Dolores Neiva Nunes Marques, professora.

Formou-se em direito pela UFPI (Universidade Federal do Piauí), em 1994. Em 2015, obteve o título de mestre na área pela Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal). Em 2020, tornou-se doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha).

De 1991 a 2000, foi concessionário de uma casa lotérica ligada à Caixa Econômica Federal. “Tornei-me concessionário lotérico da Caixa Econômica Federal em 1991, provavelmente o mais jovem do Brasil, já que fui emancipado para assumir uma pequena loteria”, disse aos senadores.

Depois trabalhou em escritório de advocacia que teve contratos de empresas estatais, “obtidos por licitações”, segundo ele. Também ocupou cargos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Piauí.

Tornou-se juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 2011, “escolhido pelos seus pares do Conselho Federal da OAB para integrar lista tríplice”, escreveu Eduardo Braga no relatório. Quem o nomeou para o TRF-1 foi a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Poder 360

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome