Governo federal reconhece estado de emergência em Juazeiro em decorrência das chuvas intensas

(foto arquivo)

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19), o reconhecimento de situação de emergência em Juazeiro, no Norte da Bahia, e outros 09 municípios afetados por desastres naturais, como chuva ou estiagem.

De acordo com a Defesa Civil de Juazeiro, somente no último dia 02, foram registrados mais de 130 mm de chuva, volume que está bem acima da média, que é de pouco mais de 45 mm. (Veja abaixo a previsão para os próximos dias)

Na Bahia, além de Juazeiro, outras oito cidades foram afetadas por chuvas intensas, são elas: Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

No dia 4 de novembro o Governo do Estado declarou situação de emergência nestes nove municípios, com prazo de validade de 90 dias. (relembre)

O décimo município da lista do Governo Federal é Caiçara, no Rio Grande do Sul, único destes que teve situação de emergência decretada por causa da estiagem.

Com o reconhecimento de situação de emergência, as prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

Após as solicitações, equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil farão análise e caso o plano seja aprovado, o Ministério do Desenvolvimento Regional vai definir o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais. O apoio federal vai complementar ações de estados e municípios.

Chuva

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a partir desta quinta-feira (19), uma frente fria vai chegar na Bahia.

Em Juazeiro, de acordo com o Climatempo, de hoje até sábado, há previsão de tempestades esparsas.

Da Redação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.