Operação Metástase da Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos destinados à gestão do Hospital Regional de Juazeiro

0

(foto: arquivo)

A Polícia Federal está realizando a Operação Metástase na sede da Secretaria de Saúde da Bahia, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (19) e no Hospital Regional de Juazeiro, no Norte do Estado, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). A operação visa desarticular um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos destinados à gestão do HRJ.

Na Sesab, foram expedidos seis mandados de prisão, cinco de preventiva e um de temporária, e outros 16 de busca e apreensão. Além da capital baiana e de Juazeiro, eles são cumpridos nos municípios de Castro Alves e Guanambi. Um dos alvos da operação é o setor responsável por contratos.

Os agentes apuraram que a organização criminosa investigada passou a dominar a gestão de inúmeras unidades da rede estadual de saúde sob gestão indireta. Com fraudes nas licitações públicas, eles usavam diferentes Organizações Sociais de Saúde (OSs), que, na verdade, são controladas pelo mesmo grupo empresarial. Ou seja, eram registradas em nome de “laranjas”.

A medida é decorrente de um inquérito instaurado em setembro pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar supostos desvios na unidade de saúde.

(foto: arquivo)

Policiais federais estão, neste momento, no Hospital Regional, em Juazeiro, apreendendo documentos e computadores. O PNB esteve no local e constatou a movimentação dos agentes federais e também do Ministério Público Federal.

A instituição hospitalar é administrada pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Castro Alves.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome