Juazeiro celebra Dia Municipal da Pessoa com Deficiência nesta quinta-feira (10)

(foto: arquivo)

Em Juazeiro, no Norte da Bahia, o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência foi instituído através da Lei 3.356/2017, com o objetivo de dar visibilidade à causa, destacando a importância de ouvir suas necessidades, demandas, anseios e garantir espaços em todos os segmentos da sociedade, sempre buscando assegurar os direitos das pessoas com deficiência. A data, além de ser um dia para mais reflexões, traz a conscientização dos trabalhos realizados, das conquistas e reforça a luta dos movimentos.

Josewilson Souza, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, membro dos Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enviou ao PNB, uma texto celebrando a data, apontando as conquistas e reiterando a necessidade de continuar a luta.

Leia na íntegra

O Dia Municipal da Pessoa com Deficiência é celebrado em 10 de dezembro, quando foi Instituído através da Lei 3356 de 2017, para dar visibilidade à militância, destacando a importância de ouvir suas necessidades, anseios, demandas e garantir espaços em todos os segmentos da sociedade, sempre buscando assegurar os direitos das pessoas com deficiência.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos a respeito das deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que os alcansem.

A acessibilidade é necessária, tanto para pessoas com deficiência quanto para toda a sociedade. “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, é o que garante a Lei Brasileira de Inclusão.

A acessibilidade é um direito fundamental para todas as pessoas com diversidades funcionais.

Em Juazeiro, podemos identificar que a luta do movimento por garantia de direitos continua, e é necessária uma grande conscientização por parte de todos, no sentido de unir forças, para alcançar as tão sonhadas conquistas. Ainda temos muita batalhas a enfrentar, seja na sociedade ou na família. Diante deste front, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro segue firme em seu propósito de implementar as políticas públicas para e com todas e todos que lutam por uma vida mais justa e igual.

Entre as conquistas do CMPD, pode-se mencionar: A mudança da lei do Conselho que passa a ser fiscalizador, e com o mandato de 4 (quatro) anos; O Dia Municipal da Pessoa com Deficiência (Dia 10 de dezembro); O Projeto Mobililize- se (Compra e reforma de cadeiras de rodas); Criação da Lei do Fundo do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Conquista das cadeiras do Conselho Estadual (COEDE) e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), entre outras diversas ações e intervenções que vêm mudando gradativamente a vidas das pessoas que necessitam de uma cidade melhor.

Queremos e precisamos avançar ainda mais, e neste dia, o CMPD conclama não somente as pessoas com deficiência, mas também a todos os seres humanos da nossa juazeiro, que estejam conosco na luta pela equidade cotidianamente, pois só assim, alcançaremos êxito, na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva!

Josewilson Souza
Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, membro dos Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.