Luta contra o abandono de animais marca o ‘Dezembro Verde’ em Petrolina

(foto: Jonas Santos/PMP)

O mês de dezembro é marcado por muitas ações de conscientização, entre elas a campanha ‘Dezembro Verde’ que alerta sobre o abandono e maltrato de animais. A escolha do mês se dá pelo alto número de ocorrências do tipo. Isso porque, nessa época, algumas pessoas abandonam seus pets por conta das viagens de férias.

Para incentivar a posse responsável e combater o abandono de cães e gatos, a Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realiza diversas ações todos os anos. Este ano, por conta da pandemia da covid-19, as ações aconteceram por meio das redes sociais, mas os investimentos na política de bem-estar animal serão ampliados a partir do próximo ano.

É importante destacar que Petrolina tem uma lei municipal (Nº 3.022, de 09 de abril de 2018), que instituiu o ‘Dezembro Verde’ no calendário oficial do município, tomando como base a reflexão sobre o abandono de animais na cidade de Petrolina, com celebração anual. Vale ressaltar que, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal a morte, abandonar e maltratar animais é crime (Lei Federal 9605 de 1998).

“É um desafio combater o abandono de animais, pois diariamente nos deparamos com esta triste realidade nas ruas da nossa cidade. Mesmo sendo um crime previsto no Código Penal, as pessoas insistem em deixar cães e gatos em praças, vias públicas e em condições críticas”, destaca a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Graziella Vasconcelos.

Denúncias

Visado a questão da guarda responsável, do controle populacional e da prevenção contra o crime de abandono e maus-tratos de animais, a Prefeitura de Petrolina convoca os cidadãos moradores de Petrolina para atuarem junto no âmbito da proteção animal. Denúncias devem ser feitas junto à Polícia Militar, através de ligação pelo 190; (87) 99678-6360 e (87) 98877-2127 ou pelo WhatsApp: (87) 98814-7883.

Já a prefeitura deve ser contactada em casos de crimes mais brandos, como casos de negligências, não necessariamente, violentas ou intencionais. Denúncias devem ser encaminhadas através da Ouvidoria pelo 156 ou pelo site www.petrolina.pe.gov.br. O acolhimento das denúncias e a averiguação são de responsabilidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) em parceria com os veterinários do CCZ.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.