Anvisa recomenda vacinação de pessoas que já tiveram Covid-19

0

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 também sejam vacinadas contra a doença. Neste domingo (18), a baiana Vanuzia Costa Santos, de 50 anos, foi a segunda pessoa e a primeira indígena do Brasil a receber a dose da vacina. Ela teve contato com o vírus em maio do ano passado.

“A nossa recomendação foi para que fossem incluídas pessoas que já foram expostas ao vírus. Não temos como calcular um valor de eficácia claro para esses casos, mas a vacina vai poder ser dada para essa população. Se a gente perceber que a eficácia é baixa, vamos ter que retirar a indicação e deixar para vacinar pessoas que têm eficácia boa”, disse o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã desta segunda-feira (18).

Novas doses

O Instituto Butantan vai entrar com um novo pedido emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (18) para solicitar a autorização do uso das 4 milhões de doses da CoronaVac que foram envasadas no Brasil.

A autorização que foi dada no domingo (18), e que marcou o início da mobilização para cumprir o calendário de vacinação no Brasil, foi para a liberação do uso de 6 milhões de doses que chegaram prontas da China, além da vacina de Oxford.

Ele prevê que a autorização seja rápida já que a documentação necessária para a autorização das vacinas envasadas no Butantan é a mesma que a Anvisa cobrou para liberar as doses chinesas.

Coronavac na Bahia

Pelo menos dez cidades do interior da Bahia devem receber doses da Coronavac ainda nesta segunda-feira (18). Os insumos estão previstos para chegar a Salvador por volta das 18h e devem começar a ser distribuídos para os municípios 3h após.

No território baiano, os materiais serão transportados por aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A escolha das cidades foi feita levando em consideração a iluminação dos aeroportos desses locais. Confira a lista das cidades que vão receber o imunizante. Um idoso, que vive um asilo de Salvador, será a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia.

Bocão News

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome