PE suspende visitas presenciais em presídios até dia 17 de março

0

 

Estão suspensas temporariamente as vistas presenciais de familiares em penitenciarias em todo sistema prisional de Pernambuco. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a medida é uma forma adicional para o enfrentamento da emergência de saúde pública e de prevenção a Covid-19. A suspensão vale para os sábados (06 e 13) e domingos (07 e 14), deste mês. As visitas on-line seguem disponíveis nas 23 unidades prisionais do Estado, no qual já contabiliza 45.700 encontros virtuais realizados.

“Peço a compreensão dos familiares e daqueles que estão no cárcere, pois é uma hora que temos que fazer sacrifícios. Todos estão vendo a preocupação do governo e nós não poderíamos deixar de tomar as medidas”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Segundo a Seres, desde o início da pandemia, foram registrados nove óbitos por Covid-19 no sistema prisional.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) explicou que a decisão é baseada no decreto estadual de número 50.346, de 1º de março de 2021, em que define no âmbito socioeconômico medidas restritivas adicionais para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus.

“No âmbito prisional, a suspensão temporária de visitas visa a proteção das pessoas privadas de liberdade, servidores e familiares em um momento de elevada taxa de ocupação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no Estado”, informa.

Apesar da suspenção temporárias dos familiares, segundo a Seres, as visitas virtuais da família seguem disponíveis nas unidades prisionais. “As comunicações online, implantadas em maio de 2020, têm o intuito de garantir a manutenção dos vínculos com parentes. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, numa sala reservada, com supervisão de um servidor da unidade prisional”.

Atualmente as 23 unidades penitenciárias pernambucanas já proporcionaram cerca de 45.700 encontros virtuais, entre detentos e parentes residentes em outros estados e até países.

 

Diário de Pernambuco

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome