Prefeitura de Juazeiro desenvolve ações para assistir a comunidade escolar durante ensino remoto

0

O ensino remoto é uma alternativa utilizada pela Educação para conter o avanço do novo coronavírus, mas a modalidade apresenta diversos desafios para comunidade escolar. Ciente dessa realidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vem desenvolvendo uma série de ações para amparar a comunidade nesse novo cenário.

Através da pesquisa virtual “Escuta Sensível”, um mapeamento sobre as dificuldades enfrentadas pelos envolvidos no processo educacional durante o ano de 2020, foi realizada com o objetivo de apontar alternativas para o ano letivo 2021. Entre as diversas sugestões apresentadas pelos participantes, todos os grupos sugeriram melhorias para sanar problemas relacionados à falta de equipamentos adequados ou de internet para alunos e educadores. Mais de 3 mil pessoas participaram da pesquisa.

A oferta de aulas remotas com qualidade técnica, também é uma das metas da Seduc. Para isso, um estúdio para gravação dessas aulas está em processo de construção, e quando finalizado, os educadores contarão com equipe técnica para auxiliar nas produções. Formações sobre o “Uso de tecnologias digitais na prática pedagógica”, também vêm sendo realizadas de forma virtual com os educadores.

Além da qualidade técnica, a Prefeitura entende a necessidade de amparar psicologicamente os profissionais nesse momento. O “Projeto Humanizar” foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o bem-estar dos profissionais da educação, por meio de atendimentos terapêuticos que são realizados de forma individual e coletiva (virtualmente). Inicialmente, o projeto está sendo realizado com os professores da Rede.

Assistência estudantil

Para amparar os mais de 35 mil estudantes da Rede Municipal, a Prefeitura está articulando a compra de equipamentos e serviços que garantam o acesso dos alunos às aulas remotas, e buscando alternativas para atender aqueles que não possuem infraestrutura necessária para acesso à internet. A plataforma que será utilizada nas aulas remotas está sendo adequada, a fim de garantir o uso intuitivo da ferramenta tecnológica.

As famílias dos estudantes também são parte importante no processo educacional. Para atendê-los, será realizado um curso online desenvolvido pela Seduc, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), sobre o uso da plataforma virtual que será utilizada nas aulas. A iniciativa visa instruir os familiares sobre o manuseio, para auxiliar os estudantes no uso da plataforma. A formação será realizada por articuladores do NTM, e a previsão é de que tenha início em abril.

“A Seduc está avaliando cuidadosamente as necessidades da comunidade escolar, e as alternativas disponíveis para atendê-la efetivamente. Estamos sensíveis às necessidades e buscando o melhor para a Educação no município”, destacou a secretária de Educação de Juazeiro, Normeide Almeida.

Brena Souza – Ascom Seduc

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome