No dia mundial da água, Irpaa discute o valor da água em evento virtual

0

 

 

O dia 22 de março é celebrado mundialmente como Dia da Água, e a cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança um tema com o objetivo de provocar a sociedade, nos diversos países, a refletir sobre a importância deste bem natural tão necessário à vida, chamando a atenção para o uso sustentável e a preservação/conservação dos aquíferos, rios e demais fontes.

Neste ano de 2021 o tema escolhido foi “Valorizando a água”, temática que subsidiará os debates realizados pelo Irpaa ao longo do ano. Como parte das celebrações do Dia Mundial da Água, na segunda-feira (22), a instituição realizará a live: “O valor da água em tempos de mudanças climáticas”. A transmissão será às 15h, no canal do Irpaa no Youtue (http://encurtador.com.br/ijluX)

O objetivo é provocar a sociedade a olhar para a água como um bem natural que precisa ser acessível a todas as pessoas e seres, e por isso não deve ser vista como mercadoria. Portanto, não existe um valor monetário para esse bem essencial à vida e ninguém pode ser privado a água de qualidade em quantidade e regularidade adequada.

O colaborador do Irpaa e um dos participantes da live, João Gnadlinger, explica que a live terá esse papel de discutir o valor da água nestes tempos de pandemia, “a pandemia nos obriga a repensar todos os valores que influenciam a nossa vida, também o valor da água”. Ele ainda reforça que “é necessário ver a água como direito, água que garante a vida e não como mercadoria que dá lucro”.

Atrelada a essa necessidade de reflexão está a preocupação com as mudanças climáticas, que traz impacto no meio ambiente como um todo, inclusive na qualidade de vida das pessoas, sobretudo reduzindo a disponibilidade de água potável no planeta. Adriana Nascimento, colaboradora do Irpaa, trará reflexões sobre os efeitos das mudanças climáticas na vida das pessoas, sobretudo das mais pobres, que em geral são as que mais sofrem por falta de acesso à água, que vai desde a falta de saneamento básico até a falta d’água para produção de alimentos, tornando-as também as mais afetadas com as mudanças climáticas.

O que: Live “O valor da água em tempos de mudanças climáticas”

Quando: 22 de março de 2021, às 15h

Onde: TV Irpaa – Canal do Irpaa no Youtbue

 

Ascom Irpaa

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome