MEC pretende cancelar Sistema de Avaliação da Educação Básica deste ano por causa da pandemia

0

 

A equipe do ministro da Educação, Milton Ribeiro, quer cancelar a edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Deliberações também envolvem o cancelamento de políticas avaliativas anunciadas pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido), como o Enem seriado, uma prova aplicada em mais de uma etapa, “em série”. As informações são da Folha de São Paulo.

Documentos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram um entendimento de que seria “muito arriscado” realizar o Saeb neste ano por causa da pandemia. A falta de orçamento também é citada como razão. Questões orçamentárias e de inadequação pedagógica também são mencionadas nos documentos para defender o cancelamento da ampliação gradual da avaliação para todas as séries da educação básica.

A nota técnica foi elaborada e assinada pelo diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, coronel Alexandre Gomes da Silva. “A aplicação das provas do Saeb se apresenta como uma operação muito arriscada tanto dos pontos pedagógico, logístico, administrativo e financeiro”, diz o texto. A aplicação da avaliação é defendida somente no fim de 2022.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome