HU-Univasf/Ebserh recebe visita de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) para firmar parcerias interinstitucionais

 

 

A semana começa com uma grande notícia, o projeto denominado “Consórcio de Inovação em Saúde de Petrolina”, encabeçado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e pelo HU-Univasf/Ebserh, foi aprovado em 1º lugar no Edital 18/2020 de fomento de Ambientes para Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Para comunicar o resultado e prospectar novas ações de inovação na região, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Pernambuco enviou uma comitiva formada pelo titular da pasta, secretário Lucas Ramos, além do diretor de Políticas de CT&I e Competitividade, César Andrade, assim como o diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior, Carmelo Filho, entre outros.

No evento ocorrido na manhã de hoje, no auditório do HU-Univasf/Ebserh, os representantes do governo estadual se reuniram com o superintendente do hospital universitário, Itamar Santos, entre outros gestores da unidade, além do professor e pesquisador da Univasf, Thiago Magalhães, um dos autores do projeto do Consórcio, e ainda outros docentes da Univasf que também tiveram seus projetos aprovados no edital da Facepe.

O secretário da Secti enfatizou a relevância da aprovação do Consórcio e da atuação do HU-Univasf/Ebserh e da Univasf como centros de referência para a inovação em saúde no Vale. “A visita de hoje é um momento de grande importância para o ecossistema de inovação em Petrolina, pois representa um marco no processo de interiorização das articulações interinstitucionais promovido pelo governo do estado, visando o desenvolvimento de pesquisas e serviços que venham a beneficiar diretamente a população, sobretudo em uma área de extrema relevância como é a área da saúde”.

Ainda segundo o gestor, “entre todos os projetos que concorreram ao edital de fomento à inovação em rede da Facepe, a Univasf capitaneou as cinco melhores propostas. Dentre elas, o “Consórcio de inovação em saúde de Petrolina – PE” se destacou como o melhor projeto de todo o estado, evidenciando a alta qualidade da produção em pesquisa das instituições envolvidas”.

As primeiras ações do Consórcio estão previstas para acontecer ainda em 2021, com a realização de workshops abordando os principais temas que envolvem o emprego de tecnologias e inovação no ambiente hospitalar. A partir de então, terá início a prospecção dos problemas comuns às unidades que compõem a rede de saúde da região, seguindo-se a articulação para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Marcos Duarte, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf/Ebserh também comentou a importância da articulação interinstitucional: “É um momento único em que a Secti, visando interiorizar os investimentos e fomentos na área de ciência tecnologia e inovação, enxerga a Univasf e o HU-Univasf/Ebserh como potenciais protagonistas para estabelecer parcerias capazes de produzir projetos, produtos tecnológicos, plataformas, aplicativos, ferramentas que possam de fato impactar positivamente  no atendimento e melhoria da saúde da população do Vale do São Francisco. Estamos seguros de que esses fomentos e demais parcerias a com o governo do estado, muito como reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo HU-Univasf, trarão ótimos resultados, pois nós temos uma riqueza de recursos humanos, infraestrutura de pesquisa e vontade de trabalhar necessários para o sucesso dessa empreitada”.

 

Ascom HU-Univasf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.