Musicoterapia auxilia no acolhimento a pacientes com Covid-19 no Hospital Regional de Juazeiro

0

(foto divulgação)

 

Dentro das Unidades de Terapia Intensiva para tratamento da Covid-19, além da assistência médica, torna-se essencial outro tipo de cuidado: o acolhimento afetivo. Atentas a isto, as equipes do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), têm desenvolvido ações terapêuticas para os pacientes internados na UTI. Através das músicas e canções, caminhos vêm se abrindo para a esperança.

Na playlist, a presença de músicas clássicas e instrumentais busca tornar o ambiente mais tranquilo. Junto a elas, a transmissão de mensagens e áudios dos familiares para os pacientes isolados pretende contribuir para o fortalecimento de laços de afetividade. O objetivo da ação, além de ampliar o acolhimento ao paciente, também é o de beneficiar a recuperação destas pessoas que enfrentam a Covid-19. É o que afirma a presidente da Comissão de Humanização do Hospital Regional de Juazeiro, Débora Macêdo.

“Estudos científicos apontam que ações terapêuticas como essas proporcionam um maior conforto e bem-estar para quem enfrenta a doença, quando absorvem essas mensagens. Para além do físico, a nossa intenção é a de acolher o coração e a alma,”, explica Débora. Para ela, intervenções como estas também têm o poder de auxiliar o trabalho dos profissionais: “mesmo cansados, devido à rotina intensa de atendimentos, eles se mostram dispostos a oferecer assistência aos pacientes com toda sensibilidade e dedicação”.

Presentes na linha de frente no combate à Covid-19 desde o início da pandemia, os colaboradores do HRJ receberam com emoção as caixinhas de som que ecoarão as músicas na Unidade de Terapia Intensiva. “Só temos a agradecer por terem lembrado e terem trazido esse cuidado e acolhimento para a nossa equipe. Nós estamos em uma rotina constante que não é fácil. Por isso, é muito bom receber essa devolutiva e carinho”, afirma a enfermeira da UTI Covid, Jussara Rodrigues.

Mayane Santos- Ascom HRJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome