“Molecagem”: CPI deve convocar governador do Rio para explicar apoio ao passeio de moto de Bolsonaro, diz Renan

0

 

 

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) declarou que a CPI da Covid deve convocar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), para dar explicações sobre o suporte dado ao passeio de Jair Bolsonaro (sem partido) com motociclistas no último domingo (23).

“O governador precisa explicar essa molecagem”, disse Renan. “É preciso dar um basta a isso”, referindo-se ao desrespeito do presidente e de seus seguidores as regras sanitárias para contenção da propagação do novo coronavírus.

No passeio, houve aglomeração e, tanto o presidente quanto a grande maioria dos participantes dispensaram o uso de máscaras.

O assunto será debatido na quarta (26), quando os senadores da comissão vão se reunir para aprovar requerimentos de novas convocações. A CPI deve votar também a reconvocação do general Pazuello e do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga para serem ouvidos na CPI.

Apoio do Governo do Rio de Janeiro

O governo de Cláudio Castro mobilizou mil policiais militares para a segurança do passeio de Bolsonaro, que gerou aglomerações e desrespeitou várias leis e regras e até princípios constitucionais. As forças de segurança do Rio de Janeiro nada fizeram diante do descumprimento das leis.

O presidente não usou máscaras, o que é exigido por uma lei estadual, com multa que varia de R$ 111,15 a R$ 1.111,59 caso a pessoa seja reincidente.

Usou um capacete fora das regras do Inmetro para circular de motocicleta. Vários motociclistas esconderam as placas de seus veículos.

Houve manifestação de militares da ativa, como o general Eduardo Pazuello, que chegou a subir no carro de som com Bolsonaro -o que é vetado pelo regulamento disciplinar do Exército.

Além de todas as infrações sanitárias, os manifestantes pediram intervenção militar, o que é inconstitucional.

Da Redação