Otto Alencar desmente Capitã Cloroquina e diz que não há medicamento que previna a Covid-19

0

 

Médico de formação, o senador Otto Alencar (PSD-AM) desmentiu a Capitã Cloroquina, como é conhecida a secretária nacional do Ministério da Saúde, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, sobre o uso de cloroquina no tratamento de Covid-19.

O senador Tasso Jeressaiti (PSDB-CE) cedeu parte dos seus 15 minutos na Sessão para Otto e pediu que o colega explicasse sobre o medicamento, após Mayra se referir à cloroquina como um remédio “antiviral”.

“A cloroquina é antiparasitária, uma droga antiga para combater malária, não existe nenhuma medicação que possa, como proposto nesse TrateCov, evitar a contaminação por um vírus. Tem alguma medicação para evitar que a criança contraia sarampo?”, questionou Otto. “Não, senhor”, reconheceu a secretária. “Só a vacina”, respondeu o senador.

“Tem medicação que evite paralisia infantil? Varíola? H1N1? Como inventaram agora que cloroquina pode evitar que as pessoas se contaminem com coronavírus e dizer que é antiviral. Não existe estudo para comprovar, feito com protocolos normais”, completou.

O senador baiano explicou que somente 5% dos contaminados com o vírus apresentam quadro grave da doença, e que esta proporção tem sido usada erroneamente para dar a falsa sensação de eficácia da cloroquina.

“Isso não é honesto, a medicina exige integralidade, pesquisa para se aplicar uma droga”, disparou o senador.

BN

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome