CPI da Covid: Convocação de Osmar Terra, apontado como “ministro” do gabinete paralelo, é aprovada

 

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou na sessão desta quarta-feira (9) a convocação do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), apontado como integrante do “gabinete paralelo” de aconselhamento ao governo federal no enfrentamento à pandemia.

Em reunião revelada recentemente pelo site Metropoles, médicos que defendem a cloroquina sugerem um “gabinete das sombras”. O encontro foi promovido por Terra, que é ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul e braço-direito de Jair Bolsonaro.

Três senadores protocolaram requerimento para a convocação do ex-minsitro da Cidadania: Rogério Carvalho (PT), Alessandro Vieira (Cidadania) e Randolfe Rodrigues (Rede).

Presidente da CPI, Omar Aziz (PSD) diz que o vídeo deixa claro que Osmar Terra atua como o “ministro do gabinete paralelo”, ao aparecer sentado ao lado do presidente durante a reunião que veio à tona.

“Ali, eles estavam escolhendo quem deveria morrer e quem deveria viver. Eu não acho que existe gabinete paralelo, está provado. Você viu o ministro da Saúde ali na reunião? Eles estavam falando sobre andar de moto, sobre vôlei ou sobre saúde?”, indagou.

CONVOCAÇÕES

Os senadores aprovaram ainda os requerimentos para as convocações do desenvolvedor do aplicativo TrateCov ou do técnico responsável; do do secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Felipe Cruz Pedri; do empresário José Alves Filho; do presidente da Apsen Farmacêutica, Renato Spallicci; e do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco de Araújo Filho, preso no ano passado acusado de participação em esquema de desvio de recursos destinados ao enfrentamento à pandemia.

NISE YAMAGUCHI

A Comissão também votou a favor do requerimento que pede que as companhias aéreas forneçam informações sobre as viagens da dra. Nise Yamaguchi a Brasília, assim como pede ao Ministério da Saúde que responda sobre eventuais contratos de repasse de recursos entre março de 2020 e maio de 2021, para empresas que tenham a médica no quadro.

 

Bocão News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.