Anvisa concede certificado de boas práticas de fabricação para empresa produtora da vacina Covaxin

0

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  informou, nesta quarta-feira (9), que autorizou a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para a empresa Bharat Biotech, na Índia, que produz a vacina contra a Covid-19 da Covaxin.

A CBPF é o documento emitido pela Anvisa atestando que determinado estabelecimento cumpre com as boas práticas de fabricação de algum produto.  A empresa Bharat Biotech produz o insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e finaliza a vacina Covaxin.

A vacina indiana obteve aprovação de importação excepcional para o Brasil na última sexta-feira (4).

A certificação de boas práticas havia sido negada no final de março. Mas, nesta quarta (9), a Anvisa informou que a  “CBPF, com validade de dois anos, foi emitida depois que a empresa realizou os ajustes relacionados às não conformidades detectadas na inspeção realizada por técnicos da Agência no período de 1º a 5 de março deste ano”.

Ainda segundo a agência, a atual autorização desta quarta não é, no entanto, pré-requisito para aprovação emergencial do imunizante. O certificado só é pré-requisito para o registro definitivo da vacina.

O Ministério da Saúde comprou a vacina Covaxin, mas a Anvisa autorizou que somente 1% dos brasileiros recebam o imunizante, cumprindo, ainda, uma série de exigências específicas feitas pela agência.

Dados preliminares mostram que a Covaxin teve 80,6% de eficácia na prevenção de casos sintomáticos da Covid-19.

BNews