Em reunião realizada na última terça-feira (15), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), finalizou o Plano de Contingência (Plancon), voltado para seca, inundação e rompimento de barragens. O plano estava sendo desenvolvido desde meados de 2020, em um trabalho conjunto da Defesa Civil do Estado (SUDEC), Defesa Civil Municipal e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).
O Plancon, Plano de Contingência, visa contemplar todas as ações de resposta e restabelecimento da normalidade em caso de eventuais ocorrências de situações adversas.
A elaboração do plano, atende as exigências da Lei 12.608/2012. A intenção da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Sudec, é que todos os municípios que estão na Bacia do Rio São Francisco e do Rio de Contas, sejam contemplados com seus Planos de Contingência.
“É muito importante para Sobradinho ter um plano de contingência, e ainda mais satisfatório ser a primeira cidade da Bahia a ter o Plancon. Esperamos não ser necessário usarmos o plano, mas se for, o nosso município estará apto para combater as situações. Agradeço a Sudec, a Chesf, por juntos construirmos esse plano tão importante e essencial para o nosso município”, ressaltou o Prefeito Cleivynho.
Participaram do encontro, além do gestor municipal, o Vice-Prefeito e Secretário da SEAMA, também Coordenador da Defesa Civil do município, Jarques Canturil, o Superintendente da SUDEC – Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, e o Gerente da Divisão de Segurança de Barragens da Chesf, Herbert Azevedo.
Ascom PMS