Governo de PE libera eventos sociais, flexibiliza atividades corporativas e amplia horários de bares e restaurantes

0

O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta (2), a autorização para retomada de eventos sociais e flexibilização de atividades corporativas, em mais uma etapa de avanço no plano de convivência com a Covid-19. A partir de segunda (5), fica liberada, ainda, a ampliação e horário de comércio e serviços de academias, bares e restaurantes.

As novas medidas são válidas para todo o estado. Os horários de funcionamento de serviços dependem de cada região. Mesmo com esse novo avanço, os eventos culturais, como shows e festas, permanecem proibidos.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida pela internet. Participaram os secretários estaduais de Saúde, André Longo, de Turismo, Rodrigo Novaes, além da executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Segundo o estado, para liberar essas atividades, foram levados em conta os novos números da pandemia. Os dados mostraram a redução nos pedidos de leitos para casos graves.

Segundo a nova fase do plano, na Macorregião I, que compreende o Grande Recife e parte da Zona da Mata e Agreste, estão autorizados os eventos sociais com 50 pessoas, 30% da capacidade do espaço ou o que for menor.

São considerados eventos sociais aniversários, batizados e casamentos, por exemplo. Mesmo com a liberação dessas atividades, permanece proibida a música ao vivo. Eles podem acontecer das 8h às 23h, nos dias de semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana.

Nessas mesmas regiões, os eventos corporativos, que são as palestras, capacitações e feiras, por exemplo, podem receber 100 pessoas, 30% da capacidade do local, ou que for menor.

Também permanece proibida a música ao vivo. O horário é das 8h às 22h, em qualquer dia da semana.

Ainda segundo o plano, as colações de grau e cultos podem ter 100 pessoas, 30% da capacidade do local, o que for menor.

Para as festas de colação, ficam proibidos bebidas alcoólicas e alimentos, além de som ao vivo. Eles podem ser realizados das 8h às 23h, nos dias de semana, e 8h às 22h, nos finais de semana e feriados.

Cinema, teatro e circo podem receber 200 pessoas, 50% da capacidade do local ou que for menor. Os horários são das 9h às 23h, nos dias de semana, e 9h às 22h, nos finais de semana e feriados.

Museus e espaços culturais podem ter um visitante a cada 20 metros quadrados, nas áreas expositivas internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados, nas áreas expositivas externas. Os horários liberados são das 9h às 22h, em qualquer dia da semana.

O funcionamento de parques temáticos, aquáticos e infantis depende da regulamentação de cada município, segundo o governo.

Serviços

Academias de ginástica no Grande Recife e parte do Agreste Zona da Mata poderão funcionar com 50% da utilização dos aparelhos de cardio.

O horário permitido vai das 5h às 22h, em dias de semana, e das 5h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Bares, restaurantes e serviços de alimentação podem funcionar com 50% da capacidade do local. O horário é das 5h às 23h, em dias de semana, e 5h às 22h, nos finais de semana e feriados.

Entram nessa fase também os estabelecimentos localizados em shoppings centers. A música ao vivo permanece proibida.

O comércio varejista de bairro pode ter um cliente a cada 5 metros quadrados, na área interna das lojas, e um cliente a cada 10 metros quadrados, nas áreas de circulação. O horário é das 8h às 20h, nos dias de semana, e 9h às 19h, nos finais de semana e feriados.

O comércio varejista de centros de cidades pode ter um cliente a cada 5 metros quadrados, na área interna das lojas, e um cliente a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação. O horário é das 8h às 20h, nos dias de semana, e 9h às 19h nos finais de semana e feriados.

O plano determina que os municípios façam a regulamentação das atividades e do comércio de praias.

As escolas devem manter o distanciamento de 1,5 metro entre as bancas escolares. Precisam, ainda, reduzir a quantidade de estudantes quando necessário. O horário vai das 6h às 22h.

Igrejas e templos podem abrir com 50% da capacidade do local, 300 pessoas ou o que for menor. O horário é das 5h às 22h, em dias de semana, e das 5h às 21h, nos finais de semana e feriados.

Cidades

Geres 1: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Geres 2: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

Geres 3: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

Geres 12: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Outras regiões do estado


Nas outras regiões do estado, que englobam partes dos Agreste e o Sertão, também houve avanços no plano. No entanto, algumas atividades nas Macrorregiões II, II e IV têm horários diferenciados, em relação ao Grande Recife.

No interior, as academias podem funcionar com 50% da utilização dos aparelhos de cardio. O horário permitido é das 5h às 22h, em dias de semana, e das 5h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Nessas regiões, os serviços de alimentação estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade do local. O horário é das 5h às 22h, em dias de semana, e das 5h às 21h, nos finais de semana e feriados.

Essas medidas valem também para os estabelecimentos localizados em shoppings centers. Permanecem proibidas as apresentações de bandas e cantores.

No comércio varejista de bairros, fica autorizada a presença de um cliente a cada 5 metros quadrados, em área interna de lojas, e 1 cliente a cada 10 metros quadrados, nas áreas de circulação. O horário vai das 8h às 20h, nos dias de semana, e 9h às 19h, nos finais de semana e feriados.

O comércio centro pode funcionar com um cliente a cada 5 metros quadrados, em área interna de lojas, e um cliente a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação. O horário vai das 8h às 20h, nos dias de semana, das e 9h às 19h, nos finais de semana e feriados.

As igrejas e templos podem abrir com 50% da capacidade do local, 300 pessoas, o que for menor. O horário é das 5h às 22h, em dias de semana, e 5h às 21h, nos finais de semana e feriados.

Os polos de confecções podem funcionar das 5h às 20h, nos dias de semana, e das 6h às 20h nos finais de semana e feriados.

Eventos

No interior, os eventos corporativos podem contar com 100 pessoas, 30% da capacidade do local ou o que for menor. Eles estão autorizados das 8h às 22h, nos dias de semana, e das 8h às 21h, nos finais de semana e feriados, mas sem música ao vivo.

Os eventos sociais estão liberados com 50 pessoas, 30% da capacidade do local ou o que for menor. A música ao vivo está proibida. Os horários vão das 8h às 22h, nos dias de semana, e 8h às 21h, nos fins de semana e feriados.

Os circos, cinemas e teatros podem ter 200 pessoas, 50% da capacidade do local ou que for menor. O horário é das 9h às 22h, nos dias de semana, e das 9h às 21h, nos finais de semana e feriados.

 

Fonte G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome