Sobradinho: escolas municipais realizam aplicação das provas referentes a fase 1 da Olimpíada de Matemática 

0

No período de 20 a 23 de julho, os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas municipais de Sobradinho realizarão as provas da primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

As instituições de ensino municipais se prepararam para receber os estudantes, cumprindo todos os protocolos sanitários, que evitam a propagação do novo coronavírus.

Os dois primeiros dias estão reservados para estudantes residentes na sede do município, já nos dias 22 e 23, participam os estudantes das comunidades da zona rural.

Com o objetivo de realizar a OBMEP, a Secretaria de Educação elaborou um calendário de aplicação diferenciado para cada escola, vendo suas especificidades, esclareceu Ducilene Kestering, Secretária de Educação.

A Olimpíada Brasileira de Matemática faz parte do calendário escolar do município há mais de uma década, todavia em 2020 devido a pandemia do coronavírus, a aplicação das provas foi suspensa em todo o Brasil.

Atualmente, devido ao enfrentamento da pandemia, o regulamento da OBMEP estabeleceu o prazo para aplicação das provas da primeira fase entre 28 de junho a 3 de agosto de 2021. No entanto, os municípios devem, até lá, adequarem a aplicação da prova, conforme a realidade local.

“Escolhemos aplicar as provas nestes dias, dada a situação de controle no município. É muito importante que os estudantes compareçam às escolas nesta fase, pois além de estimular e promover o estudo da matemática no Brasil, a OBMEP contribui para a melhoria da qualidade da educação básica”, afirmou Ducilene Kestering.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em razão da pandemia, nesta edição, o IMPA não enviou as provas da primeira fase impressas, sendo disponibilizadas em uma página restrita às escolas. A aplicação da 2ª fase, para aqueles alunos que ficarem classificados, será no dia 6 de novembro, em locais ainda a serem divulgados na página da Olimpíada.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome