Sobradinho: prefeitura investe no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Sobradinho: prefeitura investe no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

A Prefeitura de Sobradinho a cada dia vem investindo na qualidade da saúde pública, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde através da Atenção Primária.

A Atenção Primária, através da Estratégia de Saúde da Família, se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange desde a promoção da saúde ao tratamento, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das pessoas.

Sobradinho possui uma cobertura de Atenção Básica de 100%, com 07 Unidades de Saúde da Família (USF), e equipes completas com médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de Saúde Bucal, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais e Agentes Comunitários de Saúde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

O município ainda ampliou a composição das equipes através da contratação de técnicas de enfermagem para as USF, em virtude da demanda existente nos serviços, visando qualificar a assistência ofertada à população.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Sobradinho, Simone Freire, com o avanço da vacinação contra a COVID-19 e a redução dos casos ativos no município, aos poucos as Unidades vem realizando a normalização dos demais atendimentos.

“A equipe da Secretaria de Saúde mesmo vivenciando a situação da Pandemia da COVID-19, tem realizado diversos momentos de discussões com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde sobre organização dos processos de trabalho, retomada gradativa de atendimentos dos Programas de Saúde, dentre outras discussões importantes que visam ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e a continuidade do cuidado, ” declarou a coordenadora.

A Secretária de Saúde, Maysa Torres Sanjuan, destacou os avanços da saúde no município no primeiro semestre deste ano.

“O município de Sobradinho alcançou os melhores indicadores de saúde no 1° quadrimestre de 2021 dentre os municípios da microrregião, assumindo a 33ª posição entre todos os municípios da Bahia, reflexo de todos os esforços que a gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio vem desenvolvendo na área de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado planejamento para garantia da manutenção regular das estruturas prediais de todas as Unidades de Saúde, de forma a garantir mais conforto tanto aos usuários quanto aos profissionais, resultando em qualidade dos serviços ofertados. As USF Sancha Moreira Cruz, da S17, e Alexander Martins Pinheiro, localizada na N18, já tiveram as reformas concluídas. A Unidade João José dos Santos, localizada na S5, teve sua reforma iniciada, além de todos os reparos que são realizados diariamente de acordo com as solicitações. A Unidade de Saúde tem recebido equipamentos, bem como, suas devidas manutenções, possibilitando condições de trabalho aos profissionais e assistência qualificada para população”, concluiu a Secretária.

Ascom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.