Filme experimental retrata histórias de bailarinos do Coletivo Trippé

0

 

Definido como “um vídeo documental dançante”, o novo filme do Coletivo Trippé estreia nesta quinta-feira (12). O projeto faz parte das comemorações de 10 anos de atuação do grupo e pretende registrar as memórias de seus bailarinos, contando com depoimentos, trechos coreográficos e fotos que retratam um pouco dessas histórias. O vídeo fica disponível no canal do Youtube do Trippé (youtube.com/coletivotrippe) e no IGTV (@trippecoletivo), a partir das 10h.

Respondendo questões sobre quais suas danças, como começaram a dançar e o que move suas coreografias, os bailarinos participantes contam suas histórias em torno da linguagem do movimento. “Neste trabalho estamos ligados às memórias afetivas, de histórias individuais e coletivas relacionadas com a Dança, com o movimento. Fomos buscar nas nossas memórias, em histórias e fotografias, a nossa essência na Dança, de uma certa forma aquilo que nos motivou a estar movendo até hoje”, explica a diretora e bailarina Mary Ane Nascimento.

Essa nova criação é também realizada e transmitida de forma remota, como os últimos trabalhos do coletivo, por conta da pandemia. “Não está sendo muito difícil se adaptar a uma nova forma de comunicação corporal, na verdade essa ferramenta já era bem potente. Acredito que a ideia é como conseguimos deixar nossos corpos tão verdadeiros quanto quando estamos em palco com uma plateia próxima. Somos humanos e o contato é uma coisa fascinante, não ter esse momento é inquietante, mas esse novo olhar de uma lente que nos transmite é um espaço a mais que ocupamos”, comenta a diretora.

A criação coletiva, além da direção de Mary Ane Nascimento, conta com roteiro de Adriano Alves, que também atua como bailarino junto à Julia Gondim e Rafaedna Brito. A edição de vídeo e áudio é assinada por DJ Werson e a produção de Nilzete Miranda pela Pipa Produções.

O projeto é uma realização do Coletivo Trippé com produção da Pipa Produções. O projeto foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc – Petrolina, contando com o incentivo da Prefeitura de Petrolina e do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

10 ANOS TRIPPÉ – O Coletivo Trippé comemora em 2021 os seus 10 anos de trabalho contínuo com artes no Sertão do São Francisco, realizando diversas atividades que celebram esse marco histórico, como a estreia desse novo espetáculo em um formato solo, que é inédito na trajetória do grupo, e também produzindo materiais com memórias dessa década. No canal do Youtube, além de Revoada, também é possível assistir documentários, videodanças e escutar o podcast ‘Vozes Coletivas’, lançado em janeiro, que traz falas de vários integrantes sobre os processos criativos e bastidores do coletivo. Outras novidades serão divulgadas em breve nas redes sociais: Facebook.com/coletivotrippe e Instagram.com/trippecoletivo.

Link para Youtube: www.youtube.com/coletivotrippe

Link para IGTV: https://www.instagram.com/trippecoletivo/channel/

Virabólica Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome