Documentário mostra bastidores de ação artística no Sertão baiano

0

Projeto Via Sertão foi contemplado em prêmio da Funarte

Os trilhos de trem e a antiga estação ferroviária de Senhor do Bonfim foram palco para artistas apresentarem trabalhos de Música, Dança e Teatro. A Mostra Via Sertão foi criada para fomentar a cena cultural da região e teve sua primeira edição realizada de forma online em julho deste ano. Um documentário disponível na internet traz depoimentos dos artistas participantes e imagens dos bastidores das transmissões, podendo ser assistido no Youtube e no IGTV.

 

Historicamente, os trens foram os transportes de muitos artistas mambembes pelo Sertão nordestino. Esse projeto resgata e atualiza essa relação, criando um espaço de troca entre artistas de toda a região. “Foi muito importante realizar esse projeto por várias questões, estamos em uma cidade que não recebe muitos trabalhos artísticos em circulação e percebemos o interesse do público, as pessoas perguntando o que estava acontecendo por aqui”, afirma Natália Agla, coordenadora artística.

 

A mostra com formato híbrido entre atividades presenciais e online, contou com espetáculos de artistas da região, que ainda podem ser assistidas no IGTV do Portal Culturama. “Para a gente foi um prazer enorme participar dessa mostra, mesmo que virtual. Vir até Senhor do Bonfim e poder dançar na estação de trem, que é um lugar que carrega história, é muito interessante”, relata Julia Gondim, bailarina do Coletivo Trippé.

 

Além de apresentações artísticas, essa primeira edição do projeto investiu em atividades formativas com quatro oficinas gratuitas. “Foi muito positiva a minha oficina, muito proveitosa. Teve participação de atores, não atores, professores e pessoas que não tinham nenhum envolvimento com as artes. É prazeroso poder ministrar oficina para um público diverso”, conta Rafael Moraes, ator que esteve à frente da oficina ‘Alimentando Personagens’.

Uma produção em parceria da artista Natália Agla com a Pipa Produções, o projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Descentrarte em 2019. A proposta conta com o apoio do Portal Culturama e da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é da Fundação Nacional de Artes (Funarte), através da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal.

LINK PARA YOUTUBE: https://youtu.be/j2vxgunBpv0

LINK PARA IGTV: https://www.instagram.com/portalculturama/channel/

 

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome