‘Benefícios da vacinação em adolescentes ainda não estão claros’, diz MS ao recomendar suspensão

0

Na nota informativa que recomendou aos municípios que suspendam a vacinação contra o novo coronavírus em adolescentes sem comorbidades, a Secretaria Extraordinária de Enfretamento à Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, afirma que os benefícios da imunização para este público ainda não estão “claramente definidos”.

O documento foi divulgado na noite desta quarta-feira (15). A prefeitura de Salvador acatou a recomendação e anunciou, na manhã de hoje (16) a suspensão da vacinação.

Com a revisão, a imunização fica restrita “aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech)”.

A pasta também apresentou as seguintes premissas:

– A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;

– A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;

– Somente um imunizante foi avaliado em ECR (ensaios clínicos randomizados);

– Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;

– Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina);

– Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

BNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome