“Não sabemos o que fazer”: mais de um mês depois, pessoas de 18 anos e mais, vacinadas com lotes da coronavac proibidos pela Anvisa, aguardam orientação da Secretaria de Saúde de Juazeiro; sesau se manifesta

0

Em Juazeiro, no Norte da Bahia, mais de 2 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, com lotes da Coronavac, proibidos posteriormente pela Anvisa. A medida cautelar, divulgada no dia 04 de setembro, foi  motivada pelo envase ter ocorrido em uma planta fabril na China, que não foi inspecionada e aprovada para Autorização de Uso Emergencial no Brasil.

Segundo a Secretaria de Saúde, Juazeiro recebeu 3.930‬ doses da vacina Sinovac/Coronavac. Os quantitativos referem-se aos lotes 202107102H, com 2.180 doses aplicadas e L202106038, com 45 pessoas vacinadas.

Após um mês da determinação da Anvisa, as pessoas vacinadas com vacinas dos dois lotes, em Juazeiro, ainda não sabem se a aplicação da primeira dose será válida e como devem completar o esquema vacinal.

“Tenho um filho que foi vacinado com um desses lotes. Na época da suspensão, a Secretaria de Saúde pediu apenas que as pessoas aguardassem uma nova posição sobre se iria reaplicar a primeira dose ou se iria seguir o cronograma normal. Mas já se passaram mais de um mês e até agora não foi divulgado nenhum comunicado.  Estamos todos sem saber se essa primeira dose teve validade ou, se vai ter que reaplicar a primeira dose e quando vai. São mais de 2 mil jovens com 18 anos e mais e seus familiares sem saber o que fazer. Já fui no posto de saúde do bairro Angari e lá ninguém souber informar nada. Dizem apenas que a Secretaria de Saúde ainda não tem uma posição”, declarou a moradora Malena.

O PNB entrou em contato com a SESAU. A assessoria de comunicação do órgão explicou que o município apenas “operacionaliza as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia” e que aguarda novas orientações dos órgãos.

Nossa equipe também entrou em contato com o Núcleo Regional de Saúde-Norte. O coordenador do órgão, Pedro Alcântara explicou que “O Ministério da Saúde deve se pronunciar sobre a situação de hoje para amanhã. Após a orientação da Anvisa, nós recolhemos os lotes e devolvemos. Estamos mandando aplicar uma nova dose na data que seria a segunda, mas a dúvida é se será necessária outra aplicação após o 28.0 dia, ou se as vacinas aplicadas dos lotes suspensas vão valer como primeira dose. Eu acredito que valerá sim, pois o problema dos lotes não foi de condições de validade ou eficácia da vacina, mas sim de política pública”.

Lotes suspensos da Coronavac

De acordo com a Anvisa, 42 lotes da vacina Sinovac/Coronavac foram proibidos de serem distribuídos e utilizados por até 90 dias. Deste total, o Ministério da Saúde já havia distribuído 25 lotes para todo o Brasil, sendo três deles recebidos pela Bahia nos dias 27 de julho e 1º de setembro.

Em documento enviado à Anvisa, o Instituto Butantan assegura que os lotes apontam segurança e qualidade das vacinas produzidas na fábrica que ainda não foi inspecionada. É preciso ressaltar que apenas os lotes especificados não devem ser utilizados. Os demais tem segurança, qualidade e eficácia comprovada.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome