Covid-19: Juazeiro receberá 1.330 doses de vacina para a imunização infantil

0

O Núcleo Regional de Saúde-Norte receberá neste sábado (15) a primeira remessa da vacina contra a Covid-19 para a vacinação das crianças de 05 a 11 anos. Ao todo, 3.450 doses devem ser entregues ao órgão por volta das 16h.

De acordo com o médico e coordenador do NRS-NORTE, Pedro Alcântara, a distribuição das doses para os municípios da região devem acontecer neste domingo (16).

Veja o quantitativo que será distribuído para cada município:

Juazeiro receberá 1.330 doses para a imunização infantil. O município deve inciar a imunização deste público já no início da próxima semana.

“Deveremos iniciar com grupo (comorbidade, pessoa com deficiência, quilombola). A vacinação de criança deve iniciar nos próximos dias, mas o cronograma depende do quantitativo de doses recebido”, declarou a Secretaria de Saúde de Juazeiro ao PNB.

Segundo a estima populacional do IBGE feito em 2021, o município tem 24.564 crianças com idades entre 05 e 11 anos.

A Bahia recebeu nesta sexta-feira (14) a primeira remessa de vacinas contra a covid-19 para crianças. Segundo a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde enviou 75 mil doses, o que corresponde a apenas 5% do total de doses necessárias para imunizar o público infantil no estado, estimado em cerca de 1,5 milhão, com a primeira dose.

A imunização infantil teve início no Estado neste sábado, em Salvador. Com o tema “Dia da Criança é Dia de Vacina” a vacinação na capital teve início às 8 e segue até 16 horas, com a vacinação de crianças de 11 anos e crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a Bahia não exigirá prescrição médica como elemento obrigatório para a vacinação contra a Covid-19 de crianças.

Recomendações para a vacinação de crianças

Entre as recomendações da Anvisa está que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, em ambiente acolhedor e seguro, e quando da vacinação nas comunidades isoladas, por exemplo nas aldeias indígenas, sempre que possível, que a imunização das crianças seja feita em dias separados, não coincidentes com a vacinação de adultos.

A sala em que será aplicada a vacina contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos, deve ser exclusiva para a aplicação dessa vacina, não sendo aproveitada para a aplicação de outras vacinas, ainda que pediátricas e não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, devem ser adotadas todas as medidas para evitar erros de vacinação. Além disso, a vacina Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias.

Outras recomendações

Para a vacinação das crianças contra a Covid-19 deve ser evitada a modalidade de drive thru e as crianças devem ser acolhidas, permanecendo no local da vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período. No estado, não será exigido o termo de autorização, recomendado pelo Ministério da Saúde para vacinação das crianças de 5 a 11 anos, quando a criança estiver acompanhada do pai, mãe ou responsável legal. “Só será necessário um mecanismo de comprovação, um documento, de que é o responsável”, explica a secretária da Saúde, Tereza Paim. No caso da ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada em termo de consentimento por escrito.

Os pais ou responsáveis devem ser informados, antes da aplicação do imunizante sobre os principais sintomas locais esperados, como dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, e sistêmico, como febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia.

Fracos laranjas

A vacinação das crianças nessa faixa etária será iniciada após treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina, uma vez que a grande maioria dos eventos adversos pós-vacinação é decorrente da administração do produto errado à faixa etária, da dose inadequada e da preparação errônea do produto. Os profissionais de saúde, antes de aplicar a vacina, devem mostrar ao responsável que acompanha a criança que se trata da vacina contra a Covid-19, frasco na cor laranja, cuja dose de 0,2ml, contendo 10 mcg da vacina contra a Covid-19, Comirnaty (Pfizer/Wyeth), específica para crianças entre 5 a 11 anos.

As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com a dose pediátrica da vacina.

Ordem regressiva

A imunização das crianças com idade entre 11 a 15 anos por ordem regressiva – 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5. As crianças com deficiência permanente ou com comorbidades (comprovação mediante relatório médico ou cadastro/avaliação do serviço de saúde), todas as crianças indígenas e quilombolas da faixa etária de 5 a 11 anos, todas as crianças institucionalizadas e em situação de rua (faixa etária de 5 a 11 anos) e todas as crianças em abrigos devido a situação das enchentes.

 

Da Redação PNB com informações da Sesab

Foto: divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome