Moradora de Juazeiro reclama da dificuldade de realizar teste para Covid-19; Sesau responde

0

Com o aumento no número de pessoas com sintomas gripais, em Juazeiro, no Norte da Bahia, também cresceu a procura por testes para a detecção da Covid-19 no ponto de testagem do município, localizado no Centro de Cultura João Gilberto, no bairro Santo Antônio.

O local está atendendo por demanda espontânea desde o dia 03 de janeiro deste ano. Porém, usuários chamam atenção para a concentração de um grande número de pessoas com sintomas gripais diariamente, em um único local.

“Estou com sintomas de Covid-19 há quatros dias e hoje pela manhã procurei o ponto de testagem. Chegando lá me assustei com a grande quantidade de pessoas que estava a espera. Vi inclusive crianças, gestantes e idosos aguardando. Além disso, algumas pessoas não estavam respeitando o distanciamento. Fiquei imaginando a quantidade de pessoas que não estavam com Covid, mas após contato com outras pessoas infectadas no ponto de testagem, acabaram de infectando também. Ou seja, muitas pessoas vão lá, e acabam se expondo ao vírus. É loucura destinar apenas um local para um município do porte de Juazeiro. E as pessoas que moram na zona rural, e nos bairros? Precisam pegar ônibus e expor outras pessoas? Imagina a quantidade de pessoas com o vírus que precisam circular pela cidade para ter acesso ao serviço. Deveriam existir outros pontos de testagem. A prefeitura tem que descentralizar esse serviço. A Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, deveriam ter testes de Covid-19. A prefeitura precisa pensar em uma estratégia”, declarou uma usuária.

O PNB encaminhou a preocupação e a sugestão para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, o órgão informou que  “Juazeiro realiza testagem para detecção da Covid-19 no Centro de Cultura João Gilberto por livre demanda, no Lacen mediante agendamento das UBSs, e em algumas UBSs também. No Centro de Cultura Cultura foram ampliados equipe e horário para atender esse aumento na procura. Também é realizada testagem nas urgências e nas duas UBSs referências para síndromes gripais que realizam atendimento aos sábados ( João Paulo II e Mussambê).

A Sesau também estuda outros pontos de testagem. Diante desse aumento na procura, também pede que a população retome os cuidados para evitar a proliferação viral, como uso de máscara e álcool gel, e evitar aglomerações”(Ascom Sesau).

 

Da Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome