Caminhada movimenta ruas centrais de Sento-Sé no Dia de Luta Antimanicomial

0

 

Garantir direitos, a reabilitação e a inclusão social de pessoas com problemas mentais, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. Esse é um dos objetivos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Neste dia, a equipe multidisciplinar do Caps Sento-Sé, juntamente com os pacientes atendidos na unidade e seus familiares percorreram as principais ruas da cidade, para alertar e conscientizar a população sobre a data. A ação integra a programação realizada pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Atenção Psicossocial-Caps, durante todo o mês de maio no município.

“Estamos aqui hoje no Dia D do movimento para protestar contra políticas e instituições que incentivam ou usam da internação forçada para lidar com indivíduos que sofrem de transtornos psiquiátricos. Queremos conscientizar a população de que tem toda uma rede para atender o paciente que sofre de transtornos psiquiátricos, e que podem ajudar para que o mesmo não chegue ao estágio crítico de uma internação” explica a coordenadora do Caps, Thaiane Castro.

O cortejo que saiu do Caps percorreu ruas estratégicas de Sento-Sé e teve sua concentração na Praça Dr. Jayro Sento-Sé onde a equipe realizou uma pequena palestra sobre o tema e os pacientes entoaram gritos de ordem como: “Trancar não é tratar”, “Liberdade é direito, Liberdade é respeito”, “Cuidar sim, excluir não”. “Muito boa a iniciativa, gostei muito pois acredito que é muito importante mostrar a todos essa realidade”, afirma José Carlos Pereira Felisberto, irmão de uma usuária intensiva do CAPS. Para Andreia Gonçalves, que também tem um familiar em acompanhamento no Caps, o movimento é um incentivo para desmistificar os rótulos estabelecidos pela sociedade às pessoas que sofrem com transtornos psiquiátricos. “Essa caminhada, vem para mostrar as pessoas que a gestão municipal apoia a ideia de quebrar preconceitos em relação ao cidadão que sofre com problemas psiquiátricos e que a sociedade precisa ter um olhar mais humano, pois “eles” não escolheram ter esses problemas”. Pontuou

O titular da paste de sáude em Sento-Sé, Samuel Santana, destaca o olhar diferenciado da gestão municipal para a saúde mental. “”Estes eventos fazem parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e são de suma importância para as unidades e usuários dos serviços. É um movimento dos usuários, seus familiares, profissionais da Saúde Mental e de toda população. É a celebração e a continuidade da luta por direitos”. Finalizou Samuel Santana.

Além da caminhada, nesta quarta-feira, estão sendo realizadas salas de espera sobre o tema, nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), pelas equipes das unidades, onde são abordados outros temas em relação a saúde mental, integrando a programação do movimento da luta antimanicomial.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome