Cesol Sertão do São Francisco realiza I Plenária de Economia Solidária em Juazeiro-BA

0

O debate tem como propósito avaliar a aplicação e alcance da política pública de Economia Solidária no território Sertão do São Francisco

 

O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), realizará no dia 02 de junho, a primeira Plenária de Economia Solidária. O evento acontecerá no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, a partir das 08h, e será direcionado para os empreendimentos solidários do território.

A plenária terá como tema “Cesol: fomentando uma outra Economia que transforma realidades”, e tem como propósito fazer uma avaliação da aplicação e alcance da política pública de Economia Solidária no território, através da assistência técnica prestada pelo Centro Público.

O debate será conduzido pela coordenação e equipe técnica do Centro Público e dividido em dois momentos: o primeiro, com ato solene de abertura e em seguida, a apresentação dos resultados do projeto no território. Já no segundo momento, os empreendimentos serão organizados em eixos temáticos para avalição das ações do projeto e apresentação de melhorias para o futuro da Economia Solidária.

“A Plenária de Economia Solidária tem como objetivo identificar os desafios e as oportunidades com vista no bem viver, na cooperação e na autogestão para o desenvolvimento político e social no território Sertão do São Francisco e o Centro Público, por meio da assistência técnica aos grupos, tem atuado no fortalecimento dessa nova economia, que tem transformado a vida de muitas famílias”, afirmou Aline Craveiro, coordenadora do Cesol Sertão do São Francisco.

CESOL-SSF- O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), realiza assistência técnica para 128 empreendimentos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

O projeto beneficia diretamente 1.246 famílias distribuídas nas dez cidades do território. Esses empreendimentos recebem assistência técnica da equipe do Centro Público, a partir do processo de qualificação dos produtos, análise das embalagens, rotulagens, marketing e publicidade digital e, principalmente, no apoio à comercialização, por meio da inclusão nos mercados convencionais, feiras e eventos realizados no território.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: Dando continuidade as ações do Cesol, nos dias 03 e 04 de junho, acontecerá na Orla de Juazeiro, a partir das 16h, a 37ª edição da Feira de Economia Solidária. O evento acontecerá dentro da programação do evento Bule Cultural, projeto realizado em homenagem ao músico Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule.

A feira contará com cerca de 70 expositores e expositoras, atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE). Doces, geleias, licores, queijos, artesanatos e confecções estarão entre os produtos que serão comercializados durante a feira.

A Feira de Economia Solidária 100 edições integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, e conta com o apoio da UNIVASF, da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da TV São Francisco e do Centro de Cultura João Gilberto.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome