Aroldo Leão autografa hoje (3) seu novo livro sobre a importância da matemática grega nos dias atuais

Aroldo Leão autografa hoje (3) seu novo livro sobre a importância da matemática grega nos dias atuais

O escritor, professor acadêmico e incansável pesquisador de temáticas diversas e intrigantes para a história da humanidade, Aroldo Ferreira Leão, acaba de tirar do forno seu novo livro “Euclides e a Incomensurabilidade: O profundo tear das abrangências” que será lançado/autografado presencialmente nesta sexta-feira (3),  às 19h 30, no Cineteatro da Univasf (Campus Sede), em Petrolina (PE).

A nova obra de Aroldo obra tem como objetivo mostrar a importância da matemática grega nos dias atuais através de um estudo sobre a incomensurabilidade na Grécia Antiga, que atualmente é conhecida por números irracionais. Composta por 13 livros, a obra “Os Elementos” foi escrita pelo matemático grego Euclides. Inspirado pelo livro X, é o décimo que compõe a obra deste matemático, o pesquisador que integra o Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf.

O livro, adianta Aroldo, surgiu em função de sua  tese de doutorado do pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Unesp, sob a orientação do professor Irineu Bicudo, que foi o tradutor da obra “Os elementos” de Euclides. Ao longo das 554 páginas, Aroldo Leão faz um estudo das 115 proposições do livro X de Euclides, apresentando exemplos para os leitores e utilizando autores que também já estudaram a incomensurabilidade.

“A produção da obra levou cerca de dois anos, após a leitura de mais de uma centena de livros e uma imersão completa no universo grego na época de Euclides”, adianta Aroldo pontuando que o livro evidencia a matemática praticada na Grécia antiga e que contribuiu decisivamente para a matemática desenvolvida nos dias atuais. O livro X de Os Elementos é tido como o mais difícil e merecia uma análise rigorosa de todas as suas 115 proposições”, aponta.

Incansável pesquisador, Aroldo tem 177 livros publicados.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.