Instabilidade no sistema do Ministério da Saúde: em meio a alta de novos casos, Bahia está impedida de atualizar dados da covid-19 nesta sexta-feira (3)

0

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia comunicou que não deverá divulgar dados atualizados da covid-19, nesta sexta-feira (3) devido a uma instabilidade nas plataformas e-SUS Notifica e SivepGripe, do Ministério da Saúde.

As plataformas realizam o registro dos casos ambulatoriais e internações da Covid-19 no Brasil, e tem impossibilitado que o estado tenha acesso aos dados das últimas 24 horas.

Segundo a pasta, diversas tentativas para a extração de dados foram realizadas sem que houvesse sucesso na operação.

As equipes de tecnologia da Sesab e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), assim como da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep) contactaram o Ministério da Saúde, mas até o momento não houve reestabelecimento da conexão, informou o órgão.

Ainda de acordo com a Sesab, os dados dos sistemas e-SUS Notifica, SivepGripe e o GAL/Lacen são extraídos de modo automatizado e uma série de algoritmos desenvolvidos pela equipe de tecnologia retiram duplicidades a fim de ter uma base íntegra e fidedigna ao cenário epidemiológico. Após o lançamento da nova versão do e-SUS Notifica pelo Ministério da Saúde, erros e instabilidades tornaram-se recorrentes.

A Secretaria disse ainda que, assim que ocorrer o reestabelecimento da conexão com o sistema ministerial, disponibilizará  base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus.

Importante ressaltar que a não divulgação dos dados, acontece em meio a um cenário de alta nos casos da doença no Brasil e na Bahia.

Nesta quinta-feira (2), o estado registrou 401 novos casos e 3 óbitos pela infecção.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome