Pesquisa em Debate discute as fronteiras entre o campo da arte e da educação

0

O Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia, realiza, no dia 15 de Junho, o Pesquisa em Debate, com apresentação da tese “Diálogos do riso – Um campo aberto para repensar a arte e a educação”, defendida pela professora Dra. Cláudia Maisa Antunes Lins, na Universidade de Coimbra.

A tese aborda aspectos teóricos e discute experiências a partir das linguagens artísticas e reflexões junto às estudantes do curso de Pedagogia no campo específico do componente Arte e Educação para repensar a educação tanto em espaços escolar quanto não escolar. A professora Cláudia Maisa buscou valorizar o conhecimento a partir da experiência e reconheceu a objetividade da arte diante das leituras do mundo, a fim de entender como a arte se configura como uma forma de saber, capaz de fazer leituras de aspectos da realidade social. 
A abordagem da relação entre arte e educação se deu a partir do conceito de fronteiras. “A partir desse conceito de fronteira é possível observar a arte e a educação como culturas distintas, com identidades e formas de pensamentos distintos, mas que se encontram em diversos momentos e desse encontro pode surgir outras possibilidades, que eu chamo de terceira margem”, destacou a professora Cláudia Maisa. 
Coordenado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do DCH III/UNEB, o Pesquisa em Debate terá a participação de debatedores convidados como a professora Cíntia de Melo Pereira, a professora aposentada do DCH III e psicológa, Giovanna De Marco, o coordenador do PPGESA, Josenilton Nunes, o jornalista Luís Osete Ribeiro Carvalho e a historiadora e professora Odomaria Bandeira.   
A sessão do Pesquisa em Debate é aberta ao público e acontece no auditório Multímidia, do DCH, campus III, Juazeiro. O evento confere certificados para a comunidade acadêmica e externa.
 
Por Clenara Belfort, do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome