Sento-Sé recebe certificado federal e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Sento-Sé recebe certificado federal e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

 

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, está comemorando a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro. A confirmação veio nesta terça-feira (21) quando o Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo emitiu o certificado.

O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. É um sistema com dados sobre o setor do turismo no Brasil, utilizado para subsidiar a tomada de decisões e a adoção de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Segundo o Ministério do Turismo, ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas na publicação que assegura recursos e políticas públicas para o setor.

A prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, comemorou a certificação e destacou a importância do desenvolvimento do turismo no município. “O turismo é um instrumento para geração de emprego e renda para o nosso povo e de desenvolvimento para o nosso município. Vamos buscar profissionalizar o turismo em nossa região e buscar capacitação e infraestrutura para receber muito bem os nossos visitantes”, afirma a prefeita.

Mariluze Amaral, gerente municipal de Turismo, afirmou que a certificação é uma vitória para Sento-Sé e significa mais recursos para desenvolvimento do turismo. Ela lembra que para conseguir a inclusão, o município cumpriu critérios como: ter Conselho Municipal de Turismo ativo; comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, entre outros.

“Essas certificações são motivos para comemorar. É o reconhecimento de um trabalho que não é só da Prefeitura, mas de todo o segmento”. Temos muito a conquistar, mas também temos muito a comemorar. São resultados importantíssimos”. Finaliza Mariluze Amaral.

O Ministério da Cultura também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo com a emissão de certificado semelhante.

Mapa do Turismo – reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.