Chesf anuncia previsão de aumento da vazão da barragem de Sobradinho para 1.600 m³/s na próxima semana

0

De acordo com a Chesf-Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a vazão no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho permanecerá na média diária de 1.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), com perspectiva de ser elevada para 1.600 m³/s a partir da segunda quinzena de julho.

A alteração é em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

A vazão foi definida em reunião coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA realizada no último dia 5 de julho, quando também se definiu que a UHE de Xingó, deve permanecer no patamar ora praticado de vazões médias diárias de 1.100 m³/s, com possibilidade de elevação para até 1.600 m³/s, a depender do comportamento da geração eólica e das necessidades de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, informou a Chesf.

“Importante observar que a elevação de vazão registrada recentemente no Baixo São Francisco ocorreu em virtude das chuvas na região situada a jusante da UHE Xingó, não tendo relação, portanto, com a vazão praticada pela referida Usina”, disse a Companhia.

A companhia ressaltou a importância para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, visto que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm a capacidade de turbinar vazões da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome