Alunos de escolas com difícil acesso, na região das ilhas, voltam a contar com a lancha do transporte escolar

0

Para garantir o acesso com segurança dos alunos às escolas de difícil acesso, localizadas na região das ilhas, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Educação, conseguiu promover a total revitalização da lancha, que tinha sido desativada e sucateada na gestão anterior, e colocar para funcionar novamente. Desde o dia 20 de junho deste ano a lancha voltou à ativa para a alegria e tranquilidade de 10 famílias que têm seus filhos transportados com conforto e segurança até suas escolas.

Diariamente um total de 10 alunos, que moram na comunidade de Rancho do Padre, utilizam a lancha para chegarem às Escolas: Sala Avançada Fazenda Boa Sorte, localizada na Fazenda Boa Sorte e Dom Pedro I, localizada na comunidade de Pau D’arco. O deslocamento dura cerca de 45 minutos para ir e mais 45 minutos para voltar. “Agora ficou muito mais fácil ir para escola, a lancha é confortável, segura, tem colete salva-vidas, eu gosto muito”, afirma Mixsael da Gama, aluno do 7º Ano na Escola Dom Pedro I, e que todos os dias utiliza a lancha como meio de transporte para chegar até a escola.

Já o motorista, Maciel dos Santos Silva é pai de dois alunos que estudam na Escola Dom Pedro I, e também utilizam a lancha como transporte escolar. Para ele o meio de transporte tem uma grande importância. “Ela serve a todos nós que temos filhos estudando, pois quando o rio fica cheio o transporte tem que ser feito por meio aquático, aqui o transporte é feito com segurança. É uma felicidade vermos nossos filhos irem e voltarem da escola com segurança, e tudo isso graças aos esforços da gestão municipal em trazer de volta esse importante equipamento”. Afirma o pai.

De acordo com a gestora da Escola Núcleo Nilton Braga Queiroz, que é a base para todas as escolas da região das ilhas, Joseane Ribeiro, quando a prefeita Ana Passos assumiu a gestão, já encontrou a lancha desativada e sucateada. “Desde que assumiu Sento-Sé a prefeita Ana Passos foi sensível à necessidade do transporte escolar aquático, e hoje é uma realidade, justamente no momento em que é mais necessário, pois os alunos residem em localidades que dependem de embarcação para se deslocar e chegar até a escola. Eles chegam na escola com uma alegria que dá gosto de ver”, destaca a gestora.

O Secretário Municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, explica que o retorno da lancha é mais um exemplo claro da preocupação da gestão Ana Passos com a educação da rede municipal de ensino. “Para promovermos uma educação de qualidade é necessário olharmos para muitos fatores, não é só a questão pedagógica, envolve também a alimentação escolar, o transporte escolar, o material escolar, o fardamento escolar, pois são fatores que influem diretamente no aprendizado do aluno, e a orientação que temos da prefeita Ana Passos é prezarmos por cada detalhe que tenha impacto no nosso objetivo que é uma educação de qualidade”, ressalta o secretário.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome