Doses que faltam para vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid chegarão em no máximo 30 dias, diz ministério

Doses que faltam para vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid chegarão em no máximo 30 dias, diz ministério

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (19) que deverá garantir todas as doses necessárias para a imunização de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 em no máximo 30 dias. A informação foi passada pelo secretário-executivo da pasta, Daniel Pereira, em coletiva de imprensa.

Até o momento, os estados contabilizam 1,2 milhão de doses em estoque da CoronaVac, o que não consegue contemplar todo o público. De acordo com o Ministério da Saúde, são 5,6 milhões de crianças de 3 a 5 anos previstas para a vacinação.

Ainda segundo a pasta, a lacuna no número de doses deverá ser resolvido com duas estratégias: a compra de mais doses do Instituto Butantan ou pelo consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta noite, Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica com orientações para a vacinação dessa faixa etária. Segundo o documento, a vacinação desse público deve começar pelas crianças de 3 a 5 anos imunocomprometidas.

Só depois disso, o imunizante deve ser destinado para as crianças com 4 anos, seguidas pelas de 3 anos de idade. Já o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac é o mesmo: 28 dias.

Para o público de 5 anos, o Ministério da Saúde recomenda, no entanto, a aplicação da vacina da Pfizer, já aprovada para a faixa-etária de 5 a 11.

A pasta passou a recomendar o uso da CoronaVac para a faixa etária na última sexta-feira (15), após ouvir a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização sobre a questão.

Na mesma semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado a ampliação do uso do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan para as crianças.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.