Mais um grupo de Sentoseenses é encaminhado para realização de cirurgia de catarata em Salvador

0

Visando ofertar cada vez mais saúde à população, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou na última sexta-feira (22), 26 pacientes para a capital baiana, Salvador, para realização de cirurgias de catarata.

A prefeitura da todo suporte aos pacientes, como acompanhante, alimentação, hospedagem, transporte para o deslocamento e ainda disponibiliza uma servidora municipal, para acompanhar os pacientes durante todo o processo.

De acordo com a Coordenadora da Policlínica Municipal, Mayave Rocha, até chegar ao estágio de fazer a cirurgia os pacientes são encaminhamos para uma triagem e realização de exames pré operatórios. “O objetivo da gestão é zerar a demanda”, assinala a coordenadora.

Joana Evangelista é uma das pacientes que seguiu sexta-feira para Salvador, ela já fez a cirurgia em um dos olhos e agora segiue para fazer do segundo olho. “Estava com pouquíssima visão antes da primeira cirurgia, hoje já enxergo melhor, e com certeza com essa outra cirurgia vou recuperar a minha visão por completo. Só tenho que agradecer a todos da gestão envolvidos nessa ação, pois fui muito bem assistida em todas as etapas, se não fosse pelo trabalho deles não teria minha visão recuperada”. Declara a paciente.

O Secretário de Saúde, Samuel Santana, destaca o compromisso da gestão municipal para ofertar cada vez mais saúde à população. “Em 2021 215 pacientes foram encaminhados para realização de cirurgia de catarata, esse ano até o momento já contabilizamos mais de 100 pacientes. Essa é uma cirurgia simples mas que traz melhorias significativas e mais qualidade de vida, afinal a visão é muito importante para uma pessoa. Estamos felizes em poder recuperar a visão de pessoas que tanto precisam, uma vez que a saúde é prioridade administração da prefeita Ana Passos”, afirmou o secretário.

A catarata – acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.

A cirurgia – é um procedimento considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem a necessidade de internação. Os pacientes passam por exames laboratoriais e, quando necessário, cardiológicos. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia, que dura de cinco a dez minutos. O resultado após a cirurgia é muito bom, inclusive para a melhora global da saúde do paciente.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome