Motoristas da Joafra podem paralisar atividades nesta quinta-feira (28), caso reajuste salarial não seja concedido aos funcionários da empresa

0

O serviço de transporte coletivo pode ser suspenso nesta quinta-feira (28), no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, caso a empresa Joafra Transportes não conceda o reajuste salarial exigido pelos motoristas.

Ao PNB, o Bispo dos Rodoviários, representante do Sindicato, informou que nesta terça-feira (26) haverá uma reunião entre representantes da Joafra e da Companhia de Segurança Trânsito e Transporte de Juazeiro. A empresa alega aumento do valor do óleo diesel e quer que o poder público participe da solução da situação, pois, segundo a mesma, o último reajuste tarifário foi em janeiro de 2018.

“Se a Joafra e a CSTT não chegarem a um denominador comum, amanhã haverá uma reunião entre representantes da empresa e os motoristas. Se o aumento no salário dos funcionários não for concedido, nós vamos ter que parar as atividades nesta quinta-feira”, declarou Bispo.

Na última quinta-feira (21), os motoristas da Joafra realizaram um protesto na porta da empresa, que segundo eles, vem descumprindo direitos trabalhistas.

“Estamos há mais de 2 anos sem receber o ticket alimentação, também há dois anos sem reajuste salarial e muitos funcionários sem tirar férias por mais de 2 anos. Um absurdo o que esta empresa vem fazendo com a gente”, relatou um motorista ao PNB na ocasião.

Eles só iniciaram o trabalho por volta das 7 da manhã, após uma paralisação relâmpago.

Após a manifestação, O Sindicato disse em nota que iria adotar medidas judiciais para evitar futuras paralisações.

Veja a nota na íntegra

“O SETRANVASF – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco– vem informar à população que a breve paralisação ocorrida nos transportes coletivos na cidade de Juazeiro/BA se deu por conta de não termos chegado ainda a um acordo quanto ao dissídio coletivo do ano de 2022/2023.

Entendemos que os profissionais que atuam no transporte necessitam e merecem um reajuste salarial, mas para isto necessitamos que o poder público participe da solução, pois o último reajuste tarifário foi em janeiro de 2018, sendo ainda que todos os insumos tiveram aumentos muito acima da inflação, e em especial o óleo diesel, que em janeiro de 2018 era de R$ 3,07 e hoje está em R$ 7,87.

As empresas operadoras não conseguem absorver mais qualquer aumento de custo, sem a contrapartida financeira necessária, pois já estão em grave desequilíbrio econômico-financeiro.

O sindicato patronal não se recusa a dialogar para encontrarmos uma solução, pelo contrário, inclusive já foi solicitada junto ao órgão gestor uma reunião para tratarmos do assunto, sendo prontamente atendidos, ficando marcada para a próxima terça feira, devido à agenda do secretário.

Informamos ainda que medidas judiciais serão tomadas, para evitar futuras paralisações, com o intuito de não deixar os usuários desassistidos”.

A Companhia de Segurança Trânsito e Transporte de Juazeiro não se manifestou sobre a situação até o momento.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome