Prefeitura de Sobradinho convida população do Vale do São Francisco para o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura, neste sábado (30)

Prefeitura de Sobradinho convida população do Vale do São Francisco para o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura, neste sábado (30)

Acontece no próximo sábado (30), no Terminal Pesqueiro de Sobradinho, o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura, com total apoio da gestão municipal e promoção da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes).

O Festival tem como tema “Nosso rio, nossa riqueza”, e contará com uma programação diversificada de palestras, oficinas, feira, cozinha show e shows com os artistas Renan Mendes e Laura Moral.

O 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura conta ainda com o suporte técnico do Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), e da Central das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga).

A Coopes foi fundada em 2003, por pescadoras/es que desejavam agregar valor ao pescado da beira do Rio São Francisco. Atualmente, a Cooperativa conta com 80 famílias produtoras que têm melhorado de vida com essa atividade, sendo a maior parte das cooperadas, mulheres.

“A Coopes tem um papel muito importante na comercialização de pescado e seus beneficiados. É uma cooperativa que está estruturada no terminal pesqueiro de Sobradinho, e este Festival vai ser primordial para divulgação e lançamento destes produtos”, salienta a engenheira de pesca da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Josiane Araújo.

Apostando no sucesso do evento, o Prefeito Cleivynho Sampaio convida a população do Vale do São Francisco para prestigiar o festival.

“A gestão municipal recebe este evento com muito entusiasmo e deu total apoio para sua realização, por entender e valorizar sua importância para dezenas de famílias que vivem da pesca e do beneficiamento do pescado, e também para a economia do município. Nesta parceria com a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho, Coopes, vamos promover um evento de alto nível para receber os visitantes e a nossa população. A pesca é uma marca forte de Sobradinho e o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura irá otimizar ainda mais o setor. Convidamos a população dos municípios vizinhos para vir degustar os produtos inovadores que serão apresentados no festival e participar deste grande evento”, disse o prefeito.

Produtos

Dentre os produtos que os visitantes poderão encontrar no Festival, há diversas formas de beneficiamento da tilápia, que é o “carro-chefe” da Coopes, como: linguiça de tilápia, bolinho de tilápia, tilápia em posta, filé de tilápia, espetinho de tilápia, entre outros, todos com certificação de qualidade.

Ascom/PMS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.