Sento-Sé sediou Seminário sobre as paleodunas de Andorinhas

Sento-Sé sediou Seminário sobre as paleodunas de Andorinhas

Representantes de diversos setores ligados à preservação do meio ambiente e turismo, professores, estudantes, e também representantes da gestão municipal, participaram na manhã desta sexta-feira (29) do Seminário Patrimônio Natural que abordou o tema: ‘As paleodunas da Ilha de Andorinhas: um patrimônio natural do município de Sento Sé’.

O evento realizado pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, aconteceu no auditório do Fórum Desembargador Oswaldo Nunes Sento-Sé, e teve como objetivo apresentar aos participantes a pesquisa realizada na Ilha de Andorinhas, sobre as paleodunas do São Francisco em Sento-Sé.

Os pesquisadores Reinaldo Pacheco (Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Univasf) e Clecia Pacheco (Dra. em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e Pós-Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Univasf), conduziram o seminário, momento em que apresentaram os resultados da pesquisa desenvolvida como tese de mestrado, abordando tópicos como: a gêneses das paleodunas de Sento Sé, os impactos naturais e antropogênicos encontrados no local, além de proposições para a conservação ambiental da área, da necessidade de valorização do patrimônio natural, do potencial dos serviços ecossistêmicos e das vantagens socioeconômicas que o município terá ao proteger suas riquezas naturais.

“O evento foi extremamente positivo, tanto do ponto de vista da participação do público (estudantes, educadores, servidores públicos, autoridades e sociedade civil em geral), quanto das demonstrações de interesse acerca da temática debatida. Estaremos à disposição para contribuir com o desenvolvimento sustentável local”, destacou Reinaldo Pacheco. Para Clecia Pacheco também teve uma avaliação positiva do seminário. “Os órgãos ambientais locais estão sensibilizados e dispostos a investir na conservação do patrimônio natural existente no município e isso é fundamental”. Pontuou a pesquisadora.

A professora e gestora da Escola Municipal Nova Canaã, Leia Jesus, também participou do seminário, e ainda acompanhou os alunos do 5º Ano da escola que foram prestigiar o evento. “É muito bom para os alunos participarem de um momento como esses, pois muitos conhecem o espaço, mas não têm conhecimento sobre a sua riqueza natural, e é a partir desse conhecimento que eles aprendem a valorizar”. Assinalou Leia Jesus.

A Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Tereza Rodrigues, afirmou que a realização do seminário é mais uma ação da gestão municipal voltada para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento do turismo de forma responsável e sustentável. “Sento-Sé tem uma riqueza natural imensurável e a gestão municipal tem a preocupação e o compromisso de zelar, preservar, orientar a população ao uso responsável de todas essas riquezas, a fim de que elas sejam preservadas, e é isso que estamos buscando fazer quando trazemos pesquisadores para apresentar estudos de áreas do nosso município”, afirmou Tereza Rodrigues.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.