Estudante da Univasf é premiada no XIV Curso de Inverno em Imunologia da FMRP-USP

Estudante da Univasf é premiada no XIV Curso de Inverno em Imunologia da FMRP-USP

A discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lorena Viana de Andrade, foi premiada em 1º lugar no XIV Curso de Inverno em Imunologia, realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

O trabalho tem como título “Associação entre os níveis plasmáticos de componentes do sistema complemento com o risco de Covid-19 grave” e é fruto do projeto de iniciação científica orientado pelo professor Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia. A premiação aconteceu no encerramento do módulo teórico on-line do curso, no dia 22 de julho.

A pesquisa, que foi destaque na categoria “Melhores trabalhos de graduação”, verifica os níveis plasmáticos dos componentes C2, C4b, C5, C5a, MBL, Fator D e Fator I, com complicações clínicas e gravidade da Covid-19. Para a produção do trabalho, foram incluídos 258 pacientes, sendo 141 em estado grave e 117 moderados, até 24 horas do momento da admissão. Os pacientes que participaram da pesquisa estavam internados entre julho de 2020 e junho de 2021 na UTI Covid-19 do Hospital Universitário (HU) da Univasf e enfermaria do Hospital de Campanha de Petrolina (PE), montado no Centro Pastoral Monte Carmelo.

Lorena, que está no 9º período, conta que receber esse prêmio é de grande importância para a sua realização acadêmica, pois houve o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da graduação. “Os resultados da pesquisa contribuem para elucidar o envolvimento do sistema complemento na gravidade da Covid-19, sendo extremamente pertinente ao atual contexto de pandemia no qual vivemos. Fico feliz pelo meu esforço estar sendo reconhecido”, destaca.

A estudante é integrante do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN) da Univasf, coordenado pelo seu orientador na pesquisa, Rodrigo do Carmo, e afirma que o grupo foi um divisor de águas em sua carreira acadêmica. “Ser membro do GPDIN me traz a certeza que estou no caminho certo e que muitas conquistas futuras virão graças ao empenho, infraestrutura e comprometimento que nossa equipe dispõe”.

O Curso de Inverno em Imunologia foi criado em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PG-IBA) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa tem por objetivo compartilhar o conhecimento teórico-prático visando aperfeiçoar o entendimento dos conceitos em Imunologia de alunos de graduação. Para mais informações sobre a edição, acesse o site do evento.

Ascom/Univasf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.