Sebrae realiza consultoria para apicultores de Campo Alegre de Lourdes

0
Bees swarming and feeding on the comb inside the hive

Nesta terça (2) e quarta-feira (3), o Sebrae em Juazeiro promove o Primeiro Encontro com Apicultores do município de Campo Alegre de Lourdes, fruto de parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado da Bahia (CAR).

Na manhã desta terça-feira, foram realizadas palestras gratuitas para os cooperados. No período da tarde, a programação incluiu uma visita a uma unidade produtiva local. Já na quarta-feira, após a palestra, a comitiva irá conhecer as instalações do Entreposto de Beneficiamento e Comercialização de Mel e Cera.

O evento tem como público-alvo os sócios da Cooperativa dos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes (Cooapical) e o propósito de apoiar o desenvolvimento de um planejamento estratégico e a elaboração de um plano de ações, com foco no acesso a mercados. A iniciativa tem o objetivo também de preparar a cooperativa para buscar certificação própria de produção orgânica e a adesão de novos cooperados.

O encontro é uma ação do Sebrae, por meio do Projeto Agro Nordeste para a Cadeia Produtiva de Apicultura. A consultoria tem duração de 90 dias e, durante o atendimento, os sócios e dirigentes da Cooapical irão debater dois temas: “Gestão e planejamento estratégico”, com o consultor Pedro Tasso, e “Estruturação da área comercial para acesso a mercados”, com o consultor Leonardo Costa.

Outras demandas voltadas para o segmento da apicultura serão discutidas durante o encontro, que vai ser realizado na sede da cooperativa.

De acordo com números mais recentes, a Cooapical, por meio dos seus fornecedores da região, produz cerca de 60 toneladas de mel por ano, que são comercializados no mercado interno. Além dos 45 cooperados ativos, em época de pico, a produção reúne até 400 fornecedores de mel, além da cera, considerado um produto secundário.

Para Isael Pina Junior, gestor de projetos do Sebrae em Juazeiro e coordenador do evento, o encontro é uma ação de grande importância. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, de grande importância para o território e grande potencial de crescimento de geração de renda para os pequenos apicultores da região, que abrange os municípios de Pilão Arcado e Remanso. O Sebrae está presente trazendo soluções e apoio. Nessa parceria com a CAR, o buscamos agregar valor a esse segmento da economia, levando a necessária certificação para a entrada em novos mercados”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome