‘Roda Hans’: a partir de segunda-feira (8)carreta realiza semana de diagnóstico precoce de hanseníase em Juazeiro

‘Roda Hans’: a partir de segunda-feira (8)carreta realiza semana de diagnóstico precoce de hanseníase em Juazeiro

A partir desta segunda-feira (8), o município de Juazeiro vai receber a ‘Roda Hans: Carreta da Saúde-Hanseníase’. O veículo realiza de forma itinerante atendimento para detecção precoce de possíveis casos de hanseníase.

“Além da oportunidade do diagnóstico precoce a doença, as autoridades de saúde pública do município de Juazeiro estão trabalhando para interromper a cadeia de transmissão, instituindo o tratamento aos casos diagnosticados no momento das consultas”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Caroline Moraes.

A carreta ficará instalada de 8 a 12 de agosto, das 8h às 17h, na Orla Nova de Juazeiro. “Estaremos de portas abertas, atendendo todas as pessoas por demanda espontânea, oferecendo serviço de fisioterapia com avaliação neurológica, teste rápido para diagnóstico precoce dos contatos, triagem e consulta com dermatologista”, destacou o técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Walter Ataalpa. No local, também serão disponibilizadas orientações com um farmacêutico.

Sintomas

O técnico da Vigilância Epidemiológica destaca alguns sintomas que podem ser indício de hanseníase. “Se a pessoa apresenta alguma mancha, diminuição da sensibilidade em qualquer parte do corpo ou ainda dormência nas mãos e pés, áreas adormecidas na pele, dor nos nervos, presença de caroços no corpo, inchaço em mãos e corpo deve buscar pelo serviço que está na Carreta na Orla Nova”, disse.

Ascom/Sesau 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.