Projeto “Viagens no Tempo” leva crianças ao Museu Regional do São Francisco; visitas começam nesta terça-feira (16)

0

 

 

Uma aula fora da escola muitas vezes é tudo que a criançada quer ou precisa pra aguçar a criatividade. A partir desse entendimento, o Projeto “Viagens no Tempo” vai levar crianças de escolas públicas de Juazeiro para participar de visitas guiadas ao Museu Regional do São Francisco, onde irão ser envolvidas também em contação de histórias e oficinas lúdicas.

Serão 20 visitas no período de 16 a 31 de agosto, beneficiando um público total de mil crianças, sendo 50 em cada visita. A seleção das crianças se deu a partir da Secretaria Municipal de Educação, parceira do projeto, que foi aprovado no Edital Setorial de Museus 2019 do Fundo de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A ação vai ocorrer no período matutino, das 8h às 12h, envolvendo duas turmas a cada dia, com o seguinte roteiro: visita guiada, contação de histórias nas dependências do Museu e oficinas lúdicas também no local. Na oportunidade, as/os pequenas/os visitantes vão conhecer o acervo do museu (fotografias, pinturas, acervo náutico do Rio São Francisco, louças, estandartes, cartas patentes, entre outras); ouvir e interagir com histórias que envolvem o meio ambiente e protagonizarem oficinas lúdicas que também versarão sobre as temáticas em evidência. Com isso, se fortalece os laços das/dos estudantes com a cultura local, a história, estimulando o sentimento de pertencimento à região onde vivem. A iniciativa também visa contribuir com a formação de pessoas que valorizem o patrimônio histórico e imaterial, tornando-se, inclusive, pessoas que tenham a prática de visitar equipamentos como museus e afins, e fortalecendo a função social do museu.

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Em 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Nesta data, o Projeto “Viagens no Tempo” estará em seu segundo dia de visitação ao Museu de Juazeiro. É possível explorar o viés educativo do projeto, que, além de assegurar o acesso de crianças a um patrimônio histórico do município, ainda promoverá vivências educativas dando ênfase a questões ambientais ligadas ao Rio São Francisco e sua função social na vida dos povos ribeirinhos.

Serviço: Projeto Viagens no Tempo (Visitas guiadas ao Museu, contação de história e oficinas)

Quando: De 16 a 31 de agosto de 2022

Onde: Museu Regional do São Francisco – Juazeiro/BA

Agência Chocalho

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome